sábado, 5 de abril de 2014

GUIA DA EXPOSIÇÃO e os indígenas em duas versões


Um relato refere: "É maior e + imponente do que a Exp. Colonial do Porto (1934), embora não possua tx o seu encanto por lhe faltar a moldura do arvoredo frondoso e a nota pitoresca das aldeias indígenas..." Diário da Manhã, citado em tx sem título do director adjunto da Exp., p. 19, in CATÁLOGO GERAL OFICIAL (S.G.L.).


Mas refere o Diário de Lisboa: de 31 de Agosto: "No sopé da fortaleza, extremo da Exposição, está uma aldeia indígena, com suas palhotas e usos e costumes da vida dos negros em comum."


Há um recinto separado
Outro doc.: "Os indígenas, em recinto separado apresentar-se-ão em seus característicos bailados e cantares, o que é, como se sabe, espectáculo de maior interesse, muito principalmente para os forasteiros." in Guia da Exposição-Feira (ed. Agência Técnica de Publicidade) disponível na S.G.L. - "esta publicação é considerada oficial pela Direcção da Exp.-Feira de Angola").

("de maior interesse" - tal não se diria oficialmente noutros territórios coloniais como a Rodésia nos princípio dos 960 - não se reconhece o interesse pela cultura ou arte dos indígenas, que são referidos cp,p selvagens -, e é essa diferença que importa investigar...)

(O 'recinto separado' será o "Acampamento Indígena" que figura no mapa) VER MAPA e FOTO ABAIXO

tal como actuou "um excelente grupo de bailarinas, da Metrópole, em recinto especialmente construído para esse fim". Guia cit. (este será o restaurante-dancing?)

Também deu uma série de representações, no Nacional Cine-Teatro, "a brilhante companhia dirigida pela eminente actriz Maria Matos" e no Restaurante-Dancing tocou a orquestra do Teatro Variedades, de Lisboa, contratada, como o grupo de bailarinas, especialmente para a Exposição." GUIA

Convém investigar estas matérias sensíveis sem a demagogia "pós-colonial" do costume...





stands de aspecto moderno projectados por artistas de Angola e construídos por operários tb desta colónia
situada num vasto e bem situado plateau de onde se domina inteiramente a cidade

realização angolana



Exposição e Feira (vendas ao público e diversões)
Um excelente grupo de bailarinas, da Metrópole, em recinto especialmente construído para esse fim.

uma série de representações, no Nacional Cine-Teatro, "a brilhante companhia dirigida pela eminente actriz Maria Matos" e no Restaurante-Dancing tocou a orquestra do Teatro Variedades, de Lisboa, contratada, como o grupo de bailarinas, especialmente para a Exposição."

 Os indígenas, em recinto separado apresentar-se-ão em seus característicos bailados e cantares, o que é, como se sabe, espectáculo de maior interesse, muito principalmente para os forasteiros.


ed. Agência Técnica de Publicidade, patrocinada pela Direcção da Exposição (contracapa) - "esta publicação é considerada oficial pela Direcção da Exp.-Feira de Angola"). Consultado na S.G.L.

Inclui: Fotos dos responsáveis, publicidade, "Representação Geral e Provincial", Planta




Foto do álbum "Alguns aspectos da viagem presidencial..." (foto 8/8)
com e sem negros (soldados da Companhia indígena)

Foto do Álbum comemorativo

Sem comentários:

Enviar um comentário