CRONOLOGIA in progress
apontamentos - registada a 8 de Dez. 2013 - com Actualizações
Boletim Photographico (1900 - 1914), Arnaldo Fonseca e Júlio Worm editores
Illustração Portuguesa (1903-1924), suplemento semanal de O Século. Joshua Benoliel, Aurélio da Paz dos Reis, António Novaes e Arnaldo Garcez.
Arte Photographica (1915 - 1931) editado por B. dos Santos Leitão
1907, criação da Sociedade Portuguesa de Photographia (integrada na Sociedade Propaganda de Portugal)
1910, exposição de “Photographia Artística ” , Salão de Illustração Portuguesa
Afonso Lopes Vieira, Anibal Bettencourt, Júlio Worm, Maria Lemos de Magalhães,
Domingos Alvão
San Payo
Visconde de Sacavém, Photograms of the Year
1916
Exposição Nacional de Photographia, Dezembro SNBA, org. B. dos Santos Leitão. Com Arnaldo Garcez, Domingos Alvão, Fernando Carneiro Mendes, J. de Almeida Lima, Brum do Canto, Pedro Lima (tx o + intrigante e sugestivo profissional: retrato de Santa Rita > Paris) (AS 224)
1922
António Ferro dirige a Ilustração Portuguesa
1924
Ilustração Moderna, dir. Marques de Abreu (1879-1958)
1926
(-1938) Ilustração
1927
(- 1933) Magazine Bertrand
1928
(-1935) O Notícias Ilustrado, supl. gráfico do Diário de Noticias. Dir. Leitão de Barros. Imp. rotogravura (mm ano que Vu, 1928-38)
Salazar Dinis, Denis Salgado, Ferreira da Cunha, João Martins, Mário Novais e Horácio Novais, Judah Benoliel.
1929
I Exposição-Concurso de Fotografias, Março SNBA, org. B. dos Santos Leitão (ver 1916), dir. de Arte Fotográfica. Com João Martins, Silva Nogueira e o pp
Salão Kodak?
apontamentos - registada a 8 de Dez. 2013 - com Actualizações
Boletim Photographico (1900 - 1914), Arnaldo Fonseca e Júlio Worm editores
Illustração Portuguesa (1903-1924), suplemento semanal de O Século. Joshua Benoliel, Aurélio da Paz dos Reis, António Novaes e Arnaldo Garcez.
Arte Photographica (1915 - 1931) editado por B. dos Santos Leitão
1907, criação da Sociedade Portuguesa de Photographia (integrada na Sociedade Propaganda de Portugal)
1910, exposição de “Photographia Artística ” , Salão de Illustração Portuguesa
Afonso Lopes Vieira, Anibal Bettencourt, Júlio Worm, Maria Lemos de Magalhães,
Domingos Alvão
San Payo
Visconde de Sacavém, Photograms of the Year
1916
Exposição Nacional de Photographia, Dezembro SNBA, org. B. dos Santos Leitão. Com Arnaldo Garcez, Domingos Alvão, Fernando Carneiro Mendes, J. de Almeida Lima, Brum do Canto, Pedro Lima (tx o + intrigante e sugestivo profissional: retrato de Santa Rita > Paris) (AS 224)
1922
António Ferro dirige a Ilustração Portuguesa
1924
Ilustração Moderna, dir. Marques de Abreu (1879-1958)
1926
(-1938) Ilustração
1927
(- 1933) Magazine Bertrand
1928
(-1935) O Notícias Ilustrado, supl. gráfico do Diário de Noticias. Dir. Leitão de Barros. Imp. rotogravura (mm ano que Vu, 1928-38)
Salazar Dinis, Denis Salgado, Ferreira da Cunha, João Martins, Mário Novais e Horácio Novais, Judah Benoliel.
1929
I Exposição-Concurso de Fotografias, Março SNBA, org. B. dos Santos Leitão (ver 1916), dir. de Arte Fotográfica. Com João Martins, Silva Nogueira e o pp
Salão Kodak?
1930
I
Salão dos Independentes: participação de Mário
Novais e de Branquinho da
Fonseca e Edmundo de Bettencourt, escritores da Presença
Presença, Jan. publica Branquinho da Fonseca e Edmundo de Bettencourt
Presença, Jan. publica Branquinho da Fonseca e Edmundo de Bettencourt
1931
Criação do Grémio Português de
Fotografia, que sucedia à Sociedade Portuguesa de Photographia. Entre os fundadores Lacerda Nobre
António Mendes, A Fotografia é uma arte?, in O Notícias Ilustrado (Lisbon, 25 October, 1931), pp.
17, 22.
António Mendes, A Fotografia é uma arte?, in O Notícias Ilustrado (Lisbon, 25 October, 1931), pp.
17, 22.
Salão organizado por Santos Leitão. Março SNBA, com António José Martins, Álvaro Colaço, António Mesquita, Frederico Bonacho, San Payo, Silva Nogueira e o pp ( + Lacerda Nobre ? conf.)
Salão Kodak e outro patrocinado pelo Diário de Notícias (AS)
Salão Kodak e outro patrocinado pelo Diário de Notícias (AS)
Concurso da revista Ilustração, lançado em Dezembro (ET)
1932
I Salão Nacional de Arte
Fotográfica,
org. Grémio, na Sociedade Nacional de Belas-Artes (Internacional a partir de 37)
António José Martins, principal introdutor da Leica entre 1932 e 34 ("a obra + original e paradoxal da década": AS 245)
1933
Criação do SPN, Secretariado da Propaganda Nacional, António Ferro dir.
? (data ?) Wolfgang Sievers instala-se em P. (Austrália em 38)
António José Martins, principal introdutor da Leica entre 1932 e 34 ("a obra + original e paradoxal da década": AS 245)
1933
Criação do SPN, Secretariado da Propaganda Nacional, António Ferro dir.
? (data ?) Wolfgang Sievers instala-se em P. (Austrália em 38)
1934
Portugal 1934, ed. SPN, dir. gráfica de Leitão de Barros
Álbum Fotográfico da 1ª Exposição Colonial Portuguesa*, com 101 clichés de Alvão, fotógrafo oficial, Porto', director Henrique Galvão. ed. 1936? #Col.
Cartaxo Foto-Club, criação
Álbum Fotográfico da 1ª Exposição Colonial Portuguesa*, com 101 clichés de Alvão, fotógrafo oficial, Porto', director Henrique Galvão. ed. 1936? #Col.
Cartaxo Foto-Club, criação
1936
Salão concurso ou Exposição Nacional Uma viagem através de Portugal, org. O Século,
Abril. Participa A. Lacerda Nobre.
# Exposição Colonial, Porto, álbum Alvão* (data de ed.).
Life
# Exposição Colonial, Porto, álbum Alvão* (data de ed.).
Life
1937
(-1945), Objectiva (1º nº de 15 de Junho de 1937 e Junho-Julho de 1945)
Criação no Ministério das Colónias de "uma missão cinegráfica às colónias de África do Império, destinada à preparação e realização de documentários de propaganda que evidenciem o esforço civilizador dos portugueses". Decreto nº 27:859 de 14 Julho de 1937. (à data propaganda não se distingue ainda de informação)
Agosto, inauguração da Instanta, "moderna casa de artigos fotográficos", "especialistas do pequeno formato"
Foto-Revista, nº 1, 15 Nov. - ano II - nº 18, Agosto 1939 ("Publicação Técnica e Artística de Vulgarização Fotográfica", 1º dir. Augusto da Cunha Machado). A partir do nº 14 só Foto, reunida com Objectiva nesse nº.
I Salão internacional de Arte Fotográfica, V Nacional. Grémio Português de Arte Fotográfica
1938
O Século Ilustrado (1938-1977), editor Leitão de Barros.
"I Concurso e Exposição de Estudo Fotográfico", SNBA de 16 a 24 de Julho. Org. Objectiva (de uma forma rigidamente "pedagógica"), divulgado no nº 14, de Julho de 38. A. Lacerda Nobre, vencedor
Criação ou oficialização do Arquivo Fotográfico do SPN ( criação dd 1936? )
Exposição de Fotografias de Angola pelo Dr. Elmano Cunha e Costa, Lisboa, ed. SPN. Ver Objectiva nº 15, Agosto, pág. 38*. (ver 1946)
Artigo do Pe Moreira das Neves em Objectiva, "A contribuição da arte Fotográfica nas Celebrações do Duplo Centenário", nº 12, 1º de Maio / e Outubro
(ano de ed.?) Álbum comemorativo da exposição-feira de Angola. Luanda XCMXXXVIII [na capa: Exposição-Feira de Angola, 1938]. Edição do Governo Geral de Angola (não creditada), 6 e [144] p. il. p/b). Fotografia (clichés): C. Duarte (Firmino Marques da Costa, n. 1910-?). Reprodução e impressão "Offset" da Litografia Nacional do Porto.#Col.
(ano de ed.?) Alguns Aspectos da Viagem Presidencial às Colónias 1938-1939, 5 volumes, Marques da Costa, não creditado. Ed. Agência Geral das Colónias, dir. provável de Luís de Montalvor e José Osório de Oliveira (1900-1964) (Ver MEMÓRIA DE ÁFRICA)
1939
Images Portugaises, Secretariado da Propaganda Nacional. Pref. de António Ferro. Fotógrafos não creditados. Oficina Gráfica, Lisboa. s/d. n.p. (BN: 1939 - 72 p. 23 x 23 cm) ill.; In-4.*#Col.
"album presque banal,... le film-annonce, 'l'invitation au voyage'" diz A.F. Fotos de Alvão, Douro Lacerda Nobre, l'abondance des récoltes / le blé / quietude. ponte de Santarem |
Horácio Novais, une rose "la belle portugaise" / Terreiro do Paço / Batalha/ Ig. NS Fátima / Ruinas do Carmo
Gama Freixo, 240, Évora
ver leilões P4 a 1 de Junho e 9 de Novembro de 2006. Fotos postas à venda separadamente nestes leilões. Alguns autores são identificados nos dois catálogos.
http://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/2008/08/ant%C3%B3nio-lacerda-nobre.html
III Salão Internacional tb apresentado no Salão Silva Porto
"Portugal nas Exposições de New York e de San Francisco da Califórnia". Exposição de Fotografias, ed. SPN
1940
Portugal 1940, ed. SPN, dir. gráfica de Leitão de Barros.*#Col
Exposição do Mundo Português. Secção Colonial. Dir. Henrique Galvão. Colaborador fotográfico Dr Elmano Costa e Cunha *#Col
SECRETARIADO DE PROPAGANDA NACIONAL
14 anos de grandes realizações.. - [S.l. : s.n.], 1940
1941
(-1974), Panorama revista, ed. SPN/SNI . Ver 1941-1949*#Col
1944
exposição individual de Constantino Varela Cid no Estúdio do SPN (in Panorama)
(-1974), Panorama revista, ed. SPN/SNI . Ver 1941-1949*#Col
Amadeu Ferrari ganhou em 1941 o prémio da melhor fotografia da Exposição do Mundo Português (atribuído por ?), e tem fotografias publicadas no álbum Mundo Português. Imagens de uma Exposição Histórica, 1940 * ed. 1956
1942
Cecil Beaton, Exposição no SPN, Dez. ver Objectiva, M. de Jesus Garcia
1943
Raças do Império, de Mendes Corrêa, Ed. Portucalense, Porto, 1943 (frontispício) -1945. Muito ilustrado, em especial Elmano Cunha e Costa - Agência Geral das Colónias. *#Col.
1942
Cecil Beaton, Exposição no SPN, Dez. ver Objectiva, M. de Jesus Garcia
1943
Raças do Império, de Mendes Corrêa, Ed. Portucalense, Porto, 1943 (frontispício) -1945. Muito ilustrado, em especial Elmano Cunha e Costa - Agência Geral das Colónias. *#Col.
1944
exposição individual de Constantino Varela Cid no Estúdio do SPN (in Panorama)
1945
Em 1945, existem uma revista de fotografia (e de cinema), a Objectiva (publicada entre 15 de Junho de 1937 e Junho-Julho de 1945), uma agremiação de amadores que não tem sede própria, o Grémio Português de Fotografia, e um Salão Internacional de Arte Fotográfica com razoável projecção, organizado pelo Grémio e inaugurado anualmente pelo presidente da República, na Sociedade Nacional de Belas Artes, com digressão posterior até ao Porto, no Clube Fenianos.
1946
Para a fotografia portuguesa a viragem do pós-guerra terá começado em 1946, concretamente com a apresentação de Ex-Homens
por Adelino Lyon de Castro no 9º Salão Internacional de Arte
Fotográfica, organizado pelo Grémio Português de Fotografia,
secção da Sociedade Propaganda de Portugal (Touring Club) e por muito
tempo a única associação de amadores existente no país (para além do
pequeno Cartaxo Photo Club, nos anos 30).
Adelino Lyon de Castro, "Ex-Homens", exposta em 1946
Não
é impossível associá-la ao gosto populista ou miserabilista que se pode
conhecer noutras fotografias apresentadas nos salões ou publicadas na
imprensa, apesar da censura. Mas é o propósito "humanista" próprio da
época internacional que parece marcá-la, no título, na austeridade
formal (a ausência de efeitos de luzes ou de neblinas que sublinhem a
mestria fotográfica) e na intenção de trazer uma imagem de cariz
documental, próxima de muitas fotografias da Europa arrasada pela
guerra, para o espaço de circulação da arte.
De qualquer modo, esta fotografia iria ter um largo futuro à sua frente, a confirmar a sua importância fundadora, reapresentada em dois outros momentos relevantes (ambos em 1950) e escolhida para ilustrar o primeiro texto conhecido sobre a obra do autor (de 1956 e já póstumo, da autoria de Manuel Ruas). Foi depois injustamente esquecida ou silenciada, tal como aconteceu ao seu autor.
De qualquer modo, esta fotografia iria ter um largo futuro à sua frente, a confirmar a sua importância fundadora, reapresentada em dois outros momentos relevantes (ambos em 1950) e escolhida para ilustrar o primeiro texto conhecido sobre a obra do autor (de 1956 e já póstumo, da autoria de Manuel Ruas). Foi depois injustamente esquecida ou silenciada, tal como aconteceu ao seu autor.
Era a primeira vez que Lyon de Castro expunha no Salão, e não se
descortinam outras novidades no catálogo dessa 9ª edição, para além da
súbita desaparição da extensa presença alemã dos certames anteriores.
António Rosa Casaco, que irá dar um segundo fôlego à "fotogenia do Estado Novo" (A.S.), surgira no Salão de 1945, ano em que Manuel de Oliveira (o cineasta que estreara Aniki-Bobó em 1942) compareceu pela última vez.
António Rosa Casaco, que irá dar um segundo fôlego à "fotogenia do Estado Novo" (A.S.), surgira no Salão de 1945, ano em que Manuel de Oliveira (o cineasta que estreara Aniki-Bobó em 1942) compareceu pela última vez.
(ver AS, cap. VII - 1946-1959)
1ª EGAP SNBA participação de Mário Novais (6 fotos desconhecidas)
9º Salão Internacional de Arte Fotográfica, organizado pelo Grémio Português de Fotografia, secção da Sociedade Propaganda de Portugal (Touring Club): Ex-Homens de Adelino Lyon de Castro (1ª participação), reapresentada em 1950
https://almanaquesilva.wordpress.com/2011/01/18/a-africa-negra-de-pavia/
9º Salão Internacional de Arte Fotográfica, organizado pelo Grémio Português de Fotografia, secção da Sociedade Propaganda de Portugal (Touring Club): Ex-Homens de Adelino Lyon de Castro (1ª participação), reapresentada em 1950
Castro Soromenho, *A Maravilhosa Viagem dos Exploradores Portrugueses, Início da publicação em fascículos, até 1948. Ilustrações e arranjo gráfico de Manuel Ribeiro de Pavia e fotografias de Elmano Cunha e Costa (ambos não creditados).
https://almanaquesilva.wordpress.com/2011/01/18/a-africa-negra-de-pavia/
Elmano Cunha e Costa (1892-1955 AS) (1889-1989) ? expõe no estúdio do SNI o trabalho da Missão Fotográfica a Angola. Catálogo de 1946. Catálogo da Exposição de Etnografia Angolana, Lisboa, 1946: promovida pela Agência Geral das Colónias : documentário fotográfico, carta etnográfica e legendas. Oficina Grafica. (ver tb. 1938 e 1940 e 1951)
Provas em leilão, ver Artnet:
http://www.artnet.de/K%C3%BCnstler/elmano-cunha+e+costa/auktionsresultate
(2 f. na p. 262 A.S.)
Provas em leilão, ver Artnet:
http://www.artnet.de/K%C3%BCnstler/elmano-cunha+e+costa/auktionsresultate
(2 f. na p. 262 A.S.)
Arquivo Científico Tropical do IICT (117 negativos) ou
8718 negativos de película em nitrato de celulose, formato 6x6cm.1935-1939
Levantamento de grupos étnicos em Angola na década de 30, séc. XX, por Elmano Cunha e Costa para a Agência Geral do Ultramar. Retratos, usos e costumes, feitiçaria, rituais, habitação, arte.
8718 negativos de película em nitrato de celulose, formato 6x6cm.1935-1939
Levantamento de grupos étnicos em Angola na década de 30, séc. XX, por Elmano Cunha e Costa para a Agência Geral do Ultramar. Retratos, usos e costumes, feitiçaria, rituais, habitação, arte.
ver NEGROS, de Padre Carlos Estermann e Elmano da Cunha e Costa: Livraria Bertrand, 1941 - 207 páginas, XV, 207, [8] p., 1 est. ; 20 cm (ilustrado?)
Portugal - Breviário da Pátria para os Portugueses Ausentes, ed. SNI
1948
(-1950) MARIA LAMAS, *As Mulheres do Meu País
Pousadas do SNI, fotos João Martins não creditadas?
(-1950) MARIA LAMAS, *As Mulheres do Meu País
Pousadas do SNI, fotos João Martins não creditadas?
1949
Grupo Câmara, Coimbra, com Varela Pécurto, Ruy G. Cunha e Franklin Figueiredo
revista "Grupo Câmara"
IV série, nº 40-45, set. 1954 a jan. 1955 (colab. João Martins)
nº 71-76, nov 57 a abril 58 (id) EF
Grupo Câmara, Coimbra, com Varela Pécurto, Ruy G. Cunha e Franklin Figueiredo
revista "Grupo Câmara"
IV série, nº 40-45, set. 1954 a jan. 1955 (colab. João Martins)
nº 71-76, nov 57 a abril 58 (id) EF
1950
Foto-Clube 6X6, "club de amadores fotográficos" fundado em 16 de Junho de 1950. Com Nunes de Almeida, Harrington Sena, Rosa Casaco, Silva Araújo, Fernando Vicente. Depois APAF.
Foto-Clube 6X6, "club de amadores fotográficos" fundado em 16 de Junho de 1950. Com Nunes de Almeida, Harrington Sena, Rosa Casaco, Silva Araújo, Fernando Vicente. Depois APAF.
Amadeu Ferrari foi um dos fundadores do Foto Clube 6 x 6 e é apontado como o seu principal impulsionador. "por iniciativa de Amadeu Ferrari", in Plano Focal nº 2, Março de 1953 (pag. 13); Foto Clube 6 x 6, "fundado em 14 de Junho de 1950, por iniciativa de Amadeu Ferrari", in revista Fotografia nº 1, Fevereiro 1954
Boletim Foto-Clube 6x6... até 1959.
Boletim Foto-Clube 6x6... até 1959.
1º Salão de Arte Fotográfica do Jornal do Barreiro (arq. Cabeça Padrão) premiado Adelino Lyon de Castro
5ª EGAP com Adelino Lyon de Castro, Keil do Amaral
1951
FIAP institucionalizada
Franklim Figueiredo, "Salões e salonites", grupo Câmara, vol. I, nº 3, abril 51, pp 42-47. EF
FIAP institucionalizada
Franklim Figueiredo, "Salões e salonites", grupo Câmara, vol. I, nº 3, abril 51, pp 42-47. EF
AFP, Associação Fotográfica do Porto, com João da Costa Leite, Adelino Platão Mendes e António Ramos Pinto. publica o Boletim da AFP
revista Imagem
Catálogo da exposição de penteados e adornos femininos das indígenas de Angola: documentário fotográfico, carta etnográfica e legendas. Elmano Cunha e Costa. Sociedade Industrial de Tipografia, 1951 - 19 páginas
Catálogo da exposição de penteados e adornos femininos das indígenas de Angola: documentário fotográfico, carta etnográfica e legendas. Elmano Cunha e Costa. Sociedade Industrial de Tipografia, 1951 - 19 páginas
1952
Arte Fotografico, revista espanhola, a partir de...
Adelino Lyon de Castro obteve o 1º Prémio no Salão de Arte Fotográfica Panorama. Foto reproduzida em "Panorama - Revista portuguesa de Arte e Turismo", II Série, nº 4, 1952; ed. Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo; director Luís Ribeiro Soares. Extra-texto (não paginado).
*Portugal - notes et images (c. 1952) Ed SNI. Com 45 páginas de texto. Com mapa de Portugal no final. fotos a preto e branco
Arte Fotografico, revista espanhola, a partir de...
Adelino Lyon de Castro obteve o 1º Prémio no Salão de Arte Fotográfica Panorama. Foto reproduzida em "Panorama - Revista portuguesa de Arte e Turismo", II Série, nº 4, 1952; ed. Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo; director Luís Ribeiro Soares. Extra-texto (não paginado).
*Portugal - notes et images (c. 1952) Ed SNI. Com 45 páginas de texto. Com mapa de Portugal no final. fotos a preto e branco
Exp. Mondiale de la Photographie, Suiça, com Fernando dos Santos Taborda
Casa Jalco, Fernando Lemos com Vespeira e Azevedo. expõe 55 f., 25 de composição e 30 retratos
Galeria de Março, Fernando Lemos, *cat. com texto de Fernando de Azevedo
Galeria de Março, Fernando Lemos, *cat. com texto de Fernando de Azevedo
1953
PLANO FOCAL."Revista técnica de fotografia, cinema, rádio, artes gráficas e propedêutica de publicidade. quatro nºs: Nº 1, Fevereiro; nº 2, Março; nº 3, Abril; nº 4, Maio-Junho.
Director: Jaime Bessa / Editor: A. Manuel de M. Peixoto / Chefe de redacção: José Ernesto de Sousa
Propriedade da Sociedade Rádio Cinematográfica Lda, Pr. do Areiro 9, 2º Dto, Lisboa.
PLANO FOCAL."Revista técnica de fotografia, cinema, rádio, artes gráficas e propedêutica de publicidade. quatro nºs: Nº 1, Fevereiro; nº 2, Março; nº 3, Abril; nº 4, Maio-Junho.
Director: Jaime Bessa / Editor: A. Manuel de M. Peixoto / Chefe de redacção: José Ernesto de Sousa
Propriedade da Sociedade Rádio Cinematográfica Lda, Pr. do Areiro 9, 2º Dto, Lisboa.
pl Lemos, Rosa Casaco, João da Costa Lemos
Nº 1: Em Editorial, diz-se "uma revista de ordem estritamente técnica", "apenas os aspectos técnicos de cada problema constituirão o nosso critério de selecção e estudo"(é a lógica do amadorismo fotográfico e a perspectiva modernista da fotografia pura, ou um seguro de vida face à censura?)
Pág. 10: "Os clubes amadores em Portugal". (artigo)
Publica fotografias de Erwin Blumenfeld, Papillon, Marcel Bovis, Hebert List, Edward Weston, Fernando de Lemos (Fotografia - caranguejos) e tb de Mário Novais (tear), João Costa Leite (Neblina Matinal), José Rodrigues (O Arrais)
Nº 2: Colaboradores: Varela Pecurto (Câmara, direcção; dirige a secção fotográfica da Liv. Atlântica) - uma foto; Adelino Platão Mendes (fotojornalista no 1º de Janeiro, Porto, autor do livro Não fotografe ao acaso, 1951),
Pág. 13: "Um clube de amadores em 1900", a Sociedade Portuguesa de Photographia
Pág. 13: Foto-clube 6 x 6 (artigo), fundado em 1950
Fotografias de Laure Albin Guillot, Brassai (2), António Rosa Casaco (Canal de lodo) e José Braga de O. Pinto (grupo Câmara), Ernest Zsoldos (Manhã de Inverno), e Dr. Steinert, Estudo (retrato/figura)
Nota sobre a exp. "20 Hommes d'Images", Paris (E.S., não ass., ) refere em especial Otto Steinert e Daniel Masclet, além de Brassai (um paisagista no mais digno sentido do termo), Man Ray (e as suas 'trucagens' com a realidade), Cartier Bresson (definitamente consagrado como o 'glob-trotter' da fotografia), etc
Nº 3: Colaboradores: Manuel Abranches, Fernando Vicente (6 x 6, dir.)
Pag. 13: Academia Portuguesa de Amadores Photográficos, 1886, "O 1º clube de amadores?"
Entrevista com Júlio Worm, sobre "Boletim Photographico" e a Sociedade Portuguesa de Photographia
Pág. 16. (apresentação de) Daniel MASCLET, por Ernesto de Sousa. (1902-1969. foi um dos nomes mais conhecidos nos anos 50 - Grupo do Rectângulo, dp Les XV, presidente do 30x40, editado em Subjecktive Fotografie, 1952).
Pág. de Crítica fotográfica, secção orientada por Mário Novais (tb. no Nº 4)
Nº 4:
Pág. 13: "Actividades dos clubes de amadores - O 1º passeio fotográfico do Foto Clube 6 x 6"
Fotografias de Man Ray (2) e Fernando Lemos (3), e Moholy Nagy ("Abstracção"), Manuel Abranches (De regresso)
Pág. 16 (entrevista) Man Ray, por Ernesto de Sousa www.ernestodesousa.com
Pag. 24: XVI Salão Internacional de Fotografia, M.A.
(existem na biblioteca do Museu do Neo-Realismo, VFX - o nº 4 fotocopiado)
ap: plano-focal
1954
em Fevereiro inicia a publicação a revista Fotografia, dirigida e editada por António Peixoto, na mesma morada.
Rosa Casaco, Salazar na Intimidade, com Frederic P. Marjay.
Jornal de Barreiro, supl. de 1954 a 57
Nº 1: Em Editorial, diz-se "uma revista de ordem estritamente técnica", "apenas os aspectos técnicos de cada problema constituirão o nosso critério de selecção e estudo"(é a lógica do amadorismo fotográfico e a perspectiva modernista da fotografia pura, ou um seguro de vida face à censura?)
Pág. 10: "Os clubes amadores em Portugal". (artigo)
Publica fotografias de Erwin Blumenfeld, Papillon, Marcel Bovis, Hebert List, Edward Weston, Fernando de Lemos (Fotografia - caranguejos) e tb de Mário Novais (tear), João Costa Leite (Neblina Matinal), José Rodrigues (O Arrais)
Nº 2: Colaboradores: Varela Pecurto (Câmara, direcção; dirige a secção fotográfica da Liv. Atlântica) - uma foto; Adelino Platão Mendes (fotojornalista no 1º de Janeiro, Porto, autor do livro Não fotografe ao acaso, 1951),
Pág. 13: "Um clube de amadores em 1900", a Sociedade Portuguesa de Photographia
Pág. 13: Foto-clube 6 x 6 (artigo), fundado em 1950
Fotografias de Laure Albin Guillot, Brassai (2), António Rosa Casaco (Canal de lodo) e José Braga de O. Pinto (grupo Câmara), Ernest Zsoldos (Manhã de Inverno), e Dr. Steinert, Estudo (retrato/figura)
Nota sobre a exp. "20 Hommes d'Images", Paris (E.S., não ass., ) refere em especial Otto Steinert e Daniel Masclet, além de Brassai (um paisagista no mais digno sentido do termo), Man Ray (e as suas 'trucagens' com a realidade), Cartier Bresson (definitamente consagrado como o 'glob-trotter' da fotografia), etc
Nº 3: Colaboradores: Manuel Abranches, Fernando Vicente (6 x 6, dir.)
Pag. 13: Academia Portuguesa de Amadores Photográficos, 1886, "O 1º clube de amadores?"
Entrevista com Júlio Worm, sobre "Boletim Photographico" e a Sociedade Portuguesa de Photographia
Pág. 16. (apresentação de) Daniel MASCLET, por Ernesto de Sousa. (1902-1969. foi um dos nomes mais conhecidos nos anos 50 - Grupo do Rectângulo, dp Les XV, presidente do 30x40, editado em Subjecktive Fotografie, 1952).
Pág. de Crítica fotográfica, secção orientada por Mário Novais (tb. no Nº 4)
Nº 4:
Pág. 13: "Actividades dos clubes de amadores - O 1º passeio fotográfico do Foto Clube 6 x 6"
Fotografias de Man Ray (2) e Fernando Lemos (3), e Moholy Nagy ("Abstracção"), Manuel Abranches (De regresso)
Pág. 16 (entrevista) Man Ray, por Ernesto de Sousa www.ernestodesousa.com
Pag. 24: XVI Salão Internacional de Fotografia, M.A.
(existem na biblioteca do Museu do Neo-Realismo, VFX - o nº 4 fotocopiado)
ap: plano-focal
1954
em Fevereiro inicia a publicação a revista Fotografia, dirigida e editada por António Peixoto, na mesma morada.
Rosa Casaco, Salazar na Intimidade, com Frederic P. Marjay.
Jornal de Barreiro, supl. de 1954 a 57
1955
IX EGAP: Augusto Cabrita, Keil do Amaral, Bento de Almeida e Victor Palla, Frederico Pinheiro Chagas, Manuel Correia, em 9 autores.
IX EGAP: Augusto Cabrita, Keil do Amaral, Bento de Almeida e Victor Palla, Frederico Pinheiro Chagas, Manuel Correia, em 9 autores.
The Family of Man, MoMA jan. (em 1954, publicação do convite-programa na revista Fotografia em Março). ver Grupo Câmara, nº 77-86, Maio 59 a fev 59
Frederic P Marjay, início da "Colecção Romântica", Portugal Romântico, com Jorge Coutinho e João Martins
1956
*Mundo Português. Imagens de uma Exposição Histórica, 1940, Edições SNI (Secretariado Nacional de informação). ( Amadeu Ferrari, António Santos D’Almeida Júnior, Carvalho Henriques, Fernando Vicente, Horácio Novais, João Martins e Mário Novais )
Exp. monográfica de Rosa Casaco na Casa Kodak.
Início da recolha do Inquérito da Arquitectura Popular. 1961
Início da recolha para "Lisboa..."
G.C.L. começa a "fotografar seriamente". Em 57 comprou uma Leica M3. Tempo dos concursos com temas, reunidos em álbuns: GCL, Carlos Afonso Dias, Jorge Vieira, M. Barrett, etc. O "progressivo desencanto com a f" começa em 66, 8 anos depois. (CCB 2004)
Salão do Barreiro a partir de 1956 afirma-se também Eduardo Gageiro
1957
Os Pescadores de Raul Brandão, ed especial. Ed. Estúdios Cor de Manuel Correia (EF)
G.C.L. participa no 7º Salão de Arte Fotográfica do Grupo desp. da CUF (E.F.)
1958
*Évora, texto e realização artística de Frederick P. Marjay, Livraria Bertrand, Lisboa, imp em heliogravura. Col. Romântica (nº 7?). Fotos de Mário Novais, eng. Ludwig Wagner 2, David Freitas, António Passaporte 2, Horácio Novais 1, Eduardo Nogueira, Nuno Ferrari 1, Varela Pecurto 4, Manuel San Payo 1, Dr. F. Marjay, José Carvalho Henriques 1, Mário Gama Freixo 2.
Lágrimas Celestes 1955; Portugal e o Mar 1957, ...
Flagrantes da Vida na Lunda, ed. Companhia de Diamantes de Angola, dir. José Osório de Oliveira.
Nazaré, Artur Pastor, Liv. Portugal
Exp. livro Lisboa na gal. do Diário de Notícias e divulgação, Porto.
1960
Portugal do Fado, Carlos Branco e Mascarenhas Barreto, Guimarães ed.
*Pe. Carlos Estermann, ALBUM DE PENTEADOS DO SUDOESTE DE ANGOLA, Lisboa, Junta de Investigação do Ultramar, Br., 38 pág + 54 estampas; 23 cm. Texto em português e francês.
Portugal Terra de Vinho, de Carlos Branco e Mascarenhas Barreto, ed. dos autores
1964
*Anne Gauzes e Dante Vacchi, Angola 1961- 1963. Paperback – 12 by 9 inches; full page photos; text in Portuguese, English. Imp. Bertrand (Irmãos) L.da. ver ap: Vacchi (Cesare Dante Vacchi, fotog do Paris-Match, ex-Legião Estrangeira na Argélia, etc Em 23 Out. 2013 uma palestra à Ass. de Comandos intitulou-se Dante Vacchi O Mito e a Realidade: http://www.associacaocomandos.pt/joomla/index.php?option=com_phocagallery&view=category&id=105:palestra-dante-vacchi&Itemid=56& http://www.ar15.com/archive/topic.html?b=3&f=123&t=590160 & http://balagan.info/portuguese-equipment-in-the-colonial-war
associado à criação dos Comandos em Angola
ver artigo de Victor M. C. Santos*, Monsieur Dante, "Le Renard" in http://www.aofa.pt/rimp/MAMASUME_JAN_DEZ_2012.pdf
1965
*Anne Gauzes e Dante Vacchi, Porto. Imprimé à Milano, décembre 1965. ill. 43, film Ektachrome. Tx não ass. e leg. Port. Eng, Fr. Hardcover
*Dante Vacchi, Penteados de Angola, impr. Litografia de Portugal, Lisboa. 23 x 20,2 cm, 2000 ex. Texto trilingue, port. fr., in.; 39 il. a cores, legendadas (In-8.º de 91 pág. n.n.. Cartonado com sobrecapa ilustrada)."É curioso como esta gente, que mostra uma falta de imaginação para as coisas mais comuns da vida, manifesta uma habilidade extraordinária no arranjo dos penteados femininos" (D.V.)
1970
Gérard Castello Lopes expõe 30 f. no pavilhão português da Exp. Inter. de Osaka.
Agradeço v/melhor atenção:
ResponderEliminarSou casado com uma neta de Augusto da Cunha Machado, que dirigia uma revista de fotografia FOTO-REVISTA e creio que Objectiva, em 1937-1939, informação essa colhida neste blog. Como a família desconhece essa faceta de Augusto C. Machado, como poderei obter imagem de qualquer número dessas revistas?
Grato pela colaboração que possam dar ao meu pedido.
jbgresende@gmail.com 966024912 ou 291933024 Funchal Jorge Resende e Margarida Machado
Só agora vi o seu pedido. Vou colocar/enviar-lhe fotos da Objectiva. A Foto-Revista nunca encontrei. AP
Eliminar