sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

PANORAMA (30 anos por junto)

É possível escrever sobre a presença da fotografia na revista Panorama sem conhecer nada da fotografia portuguesa?
É uma boa aposta estudar a revista Panorama no seu tempo completo de existência (1941-1973) antes de (ou em vez de) delimitar períodos com diferentes características. A 1ª série, que corresponde à tutela de António Ferro, é um tema bastante para sustentar uma 1ª pesquisa.
Artigos

A fotografia e os fotógrafos na revista Panorama (1941-1973): 30 anos de propaganda?

Photographers and photography in Panorama magazine (1941-1973): 30 years of propaganda?
Israel Guarda e José Oliveira

Resumos

O interesse pela fotografia impressa está longe de ser um facto negligenciável em diversos projetos editoriais. Centrando a atenção sobre a análise da revista Panorama (1941-1973), este artigo testa a possibilidade de uma história alternativa desta publicação por meio da fotografia. Uma análise alargada de algumas edições revelou uma disseminação assimétrica da fotografia ao longo do tempo, que refletia a perca de protagonismo do fotógrafo e da imagem fotográfica nas últimas séries. Impunha-se, portanto, uma análise de conjunto da revista como meio de obter um quadro representativo desse período. A pertinência desta análise, ainda exploratória, é a de trazer novos dados que contribuam para entender até que ponto a fotografia é utilizada como instrumento de propaganda na Panorama ou perde a sua capacidade discursiva, passando a ocupar uma função meramente ilustrativa.
Topo da página

Notas do autor

Artigo desenvolvido no âmbito do projeto de investigação Fotografia impressa. Imagem e propaganda em Portugal (1934-1974) [PTDC/CPC-HAT/4533/2014].

Sem comentários:

Enviar um comentário