sexta-feira, 29 de abril de 2022

2022, “Júlio Pomar: Pintura de Histórias”, Atelier-Museu

 Atelier-Museu Júlio Pomar

“Júlio Pomar: Pintura de Histórias”, 29 de Abril – 2 de outubro

Curadoria: Alexandre Pomar e Sara Antónia Matos


Por volta de 1982-85 (ao tempo dos azulejos para o Metro de Lisboa e das variações sobre Edgar Poe e a “Mensagem” de Fernando Pessoa) começou um novo capítulo da obra de Júlio Pomar, em que tomam ainda mais importância os temas literários e aparecem as figuras da mitologia clássica, com séries dedicadas a Adão e Eva, Diana e Acteon, Salomé, Ulisses e as Sereias, etc. É um grande “período tardio”, como disse Hellmut Wohl na exposição “A Comédia Humana”, em 2004, no CCB, no qual Pomar volta a uma pintura livremente gestual, em obras de grande formato, onde estão presentes o humor, a intenção crítica e a invenção narrativa e pictural. Abordando os mitos históricos, Pomar reencontra-se com a Pintura de História e cria uma original e poderosa PINTURA DE HISTÓRIAS. São alguns desses novos temas e certos temas de sempre, como D. Quixote ou os “Animais Sábios”, que a próxima exposição do Atelier-Museu Júlio Pomar apresenta em obras das suas últimas décadas de actividade.

folha-de-sala.docx.pdf

pintura-de-historias/

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Obras restauradas

 Esculturas de René Bertholo no Hospital do Barreiro, restauradas em 2019-20 por Adriana Oliveira e Dulce Marçal

com o apoio da Fundação do Oriente (*), Maria do Carmo Carmona e Costa, Galeria Ratton / Ana Viegas, Alexandre Pomar (*), Administração do Hospital do Barreiro / Centro Hospitalar Barreiro Montijo EPE (*) e  participação maioritária da Liga dos Amigos do Hospital Diatrital do Barreiro (***).  (*: a operação foi faseada e * indica o restauro de 1 obra)

http://www.chbm.min-saude.pt/destaques/708-chbm-recupera-obras-de-rene-bertholo

http://www.chbm.min-saude.pt/destaques/722-inauguracao-das-obras-de-rene-bertholo 

https://www.facebook.com/506300559417765/posts/3213302738717520/

agora falta a escultura do Artur Rosa






foto de João Abel Aboim
 
Foto de Adriana Oliveira



 

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Ana Mata, 2007 (Prémio Rothschild), 2010 Módulo, 2020 Módulo

2/30/2020

12/21/2007

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

René Bertholo no Hospital do Barreiro


Obras de René Bertholo no Hospital do Barreiro (Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EP) a precisar de restauro, instaladas em jardins interiores. Datam de 1983 e sucedem-se a outras criações de arte pública realizadas em França. São em betão armado colorido e resistiram bastante bem ao tempo, ao livre, em pátios fechados junto a zonas de circulação de visitantes.

Esc5_76 1º pátio
Esc5_76


Esc5_76

Esc5_764º pátio com peças obras
4
Esc5_765

Esc5_76

Esc5_76
6
Esc5_76
4 - 5 - 6



Esc5_76


Dizia o René numa entrevista que lhe fiz em 1984:

" Tive também vontade de fazer uma pintura que fosse compreendida pelo maior número de pessoas, sem ser popular propriamente. Só me transporto para um campo quase totalmente popular quando faço coisas para a arquitectura. (...)
Quando faço uma coisa para um edifício público, acho que quem vai ver aquilo são pessoas, não direi simples, mas que não têm cultura pictural, e portanto restrinjo-me voluntariamente a um vocabulário mais acessível a toda a gente. Ponho menos elementos que não se sabe o que são, mas ponho sempre alguns.
(...)
Aí, no Hospital, é a "démarche" extrema daquilo que eu procuro. Sei que uma pessoa que não sabe ler não terá um acesso total ao que faço quando pinto um quadro. Mas penso que apesar de tudo vai encontrar uma data de elementos que reconhece, que lhe dizem qualquer coisa, e o facto de encontrar um certo número de coisas que não reconhece, ou não sabe o que é, pode não estorvar uma leitura pessoal do quadro.
Para mim as formas são "containers" (contentores): permitem um certo número de conteúdos, mas não todos. Quando uma pessoa vê um quadro faz forçosamente uma interpretação pessoal que até a pode ajudar às vezes na compreensão de si próprio, e isso parece-me que é o máximo, em todo o caso é o máximo que eu posso pretender,
E um pouco como o 'I King', um livro de adivinhação chinês, anterior à Bíblia, onde se contam histórias que se lêem ao acaso, e cujos elementos têm a função de fazer subir ao consciente o que está no inconsciente. Gostaria que os meus quadros tivessem essa função. "

entrevista publicada a 14-04-1994 no Expresso: "Num quadro há milhões de histórias"

#

No hospital existem duas outras obras de "arte pública", de Carlos Calvet (pintura) e Artur Rosa (escultura - autoria a confirmar):

IMG_0095Os vasos defendem uma parte do painel que está um pouco danificado. Julgo que se trata de pintura sobre tela colada em madeira.
O munumento "op", em ferro, está prejudicado pela ferrugem, mas resiste...
IMG_0095
IMG_0095

domingo, 18 de novembro de 2018

ETHER 1. Exposições e edições 1982 - 1998

Exposições na Ether, 1982/83 e 1986/93

Costa Martins / Vítor Palla, Lisboa e Tejo e tudo (1956/59). 1982 (Abril-Maio) Catálogo-cartaz sem data, com notas não assinadas (A.S.). Exp. também apresentada nos 3ºs Encontros de Coimbra, 7-16 Maio 82.
About 70 Photographs. Exp. do British Council. Julho 1982. Sem cat., existe o catálogo britânico. (antes apresentada nos 3ºs Encontros de Coimbra).
Ana Leonor (Madeira Rodrigues), “Abstracção Fotográfica”, pintura, 1982 (6 a 30 Maio). Cat.-cartaz com tx não assinado (A.S.).
Jacques Minassian, Fotografias 1977-1980, 1982 (Nov.) Cat.-cartaz s/d com texto de Gérard Castello Lopes.
Gérard Castello Lopes, Fotografias 1956/1982, 1982 (19 Dez. / Jan. 83). Cat.-cartaz s.d. com texto do autor e outro n. ass. (A.S.)
Johan Cornelissen, Desenhos dos slides imaginários - maio 82/junho 83, 1983. Cat.-cartaz s.d.

António de Oliveira - sacristão, Fotografias 1945/84 [“olhem que isto é para mostrar à família”]. 1986 (31 Out.). Desdobrável s.d.

Comandante António José Martins, Bromóleos e alguns brometos 1922/43. 1986 (Dez./Jan. 87) Cat./cartaz s.d. com texto n. ass. (A.S.) e nota de B. dos Santos Leitão (1931)
Francisco Rúbio, Videografias (1982/83), 1987 (Fev.)  Cat-cartaz s/d. com tx do autor.
(Firmino Marques da Costa, atribuição), "Imagens fugazes" - A viagem presidencial às colónias - 1938/39, 1987 (24 Março - 2 Maio). Cat-cartaz s/d. com tx n. ass. (A.S.)
Sena da Silva, Fotografias 1956/57. 1987 (5 Maio - 20 Jun.). Cat-cartaz s/d.
José Loureiro, "José se quiseres come as sardinhas todas", pintura. 1988 (Outubro). Cat-cartaz s/d.
John Thomson, Street Life in London (1877-78), 1988 (29 nov - 7 jan 89). Cat.-desdobrável s.d. com notas n. ass.
Gérard Castello Lopes, Uma fotografia, 1981, 1989 (Jan.) Cat.-cartaz.
Costa Martins / Vítor Palla, Lisboa e Tejo e tudo (1956- 59), 1989 (2ª versão). Catálogo
Paulo Nozolino Kuan, 1989 (Fev./Mar. ). Catálogo - livro.
Carlos Afonso Dias, Fotografias (1954/69), 1989 (Maio) Cat. com texto de Gerard Castello Lopes.
Carlos Calvet, Fotografias (1956-75), 1989 (Nov.) Cat. com textos de C. Calvet e A. Sena.
José Francisco Azevedo, Revelações (1987/9), 1989, dat. 1990 (Dez./Jan. 90). Cat. com textos do autor e A. Sena.
Daniel Blaufuks, Fotografias (1988/89), 1990. Cat. com texto de A. Sena.
Rui Laginha, "absorver as vibrações dos eléctricos" (1981/5), 1990. Cat. com texto de A. Sena.
Augusto Alves da Silva, Algés-Trafaria, 1990,  1990 (13 Out.) Cat.

Olho por Olho - Uma História de Fotografia em Portugal 1839-1992. 1992, Maio/Julho. Cat. copiografado,  131 exemplares numerados e carimbados (dos quais 50 em edição inglesa). Ver publicações anteriores

Mariano Piçarra, Carneiro, 1993 (Nov./7 Jan). Exp. na Ether e tb. na Mãe d’Água, Lisboa. Acompanhado pela edição de um livro.
Rui Fonseca, Visão Litoral. 1993. Cat. com tx de A. Sena.

Exposições em outros espaços

Nível de Olho - fotografia em Portugal anos 80. Ed. Ether, 1989. (Exp. na Secretaria de Estado da Cultura, Gal. Almada Negreiros, Mar./ Abr., depois itinerante.

Fotoporto / Fundação de Serralves, Porto, 1990. Catálogos
Paulo Nozolino, Paulo Nozolino 1989/1990
Sena da Silva, Sena da Silva - Uma retrospectiva.
Neal Slavin, PORTUGAL 1968.
Christer StrömholmFotografias 1930-1990.

António Júlio Duarte, Oriente Ocidente /East West. Ed. Fundação Oriente, produção Ether (coord. Pedro Gonçalves). Comissariado e texto de Jorge Calado. Exp. Lagar de Azeite, Oeiras 4-28 Maio 1995

José Manuel Rodrigues, O prazer das coisas - uma antologia. 1998.  Ed. Ether, Câmara Municipal de Oeiras, Fund. do Oriente. Coordenação e notas de Jorge Calado. Produção Ether (coord. executiva Pedro Gonçalves). Exp. Palácio dos Anjos, Oeiras (28 Fev.)

Esta lista de exposições e catálogos tem por base a documentação citada no catálogo Olho por Olho e acrescenta duas edições omitidas (Ana Leonor e Jacques Minassian). A lista de exposições prolongou-se até 1993 na Ether e depois em 1995 e 1998 noutros espaços.

sábado, 17 de novembro de 2018

ETHER 2. 1987: Visita Presidencial às Colónias (1938/39)


"Imagens fugazes -  A visita presidencial às colónias 1938/39"
exp. na gal. Ether, 21 de Março - Abril

catálogo-cartaz (subsidiado pela Fundação C. Gulbenkian)

ETHER 3: Uma pequeníssima história de António Sena e algumas objecções

LAPIZ, Ano VIII Número 70 Verano de 1990
Nº especial sobre Portugal, pps 66-71
ANTÓNIO SENA
"Pequeñísima historia de la fotografía en Portugal"

uma cronologia, um ponto da situação, uma história em construção. 
E algumas objecções ou pistas a explorar

Parafraseando o inicio do artigo de António Sena, podemos dizer que somos hoje mais ignorantes sobre a fotografia do que os seus leitores de 1990

"A obra de Benoliel pode entender-se como uma síntese de Atget. Paul Martin e Salomon"

Marques da Costa é também o autor principal do álbum "Exposição-Feira de Angola 1938", editado em Luanda, que ficou por muito tempo desconhecido