terça-feira, 12 de março de 2024
domingo, 31 de dezembro de 2023
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
JOÃO FRANCISCO 2023: "Trégua..." Sovereign art prize
sábado, 7 de outubro de 2023
APONTAMENTOS AS MULHERES DO MEU PAÍS OUTROS FITÓGRAFOS
António Santos de Almeida Júnior - p 421
Alberto Alves, CHAVES 4
Fotografia Alvão - 9, 44, 45, 49, 53, 81, 82, 83, 84, 92, 96,
(121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128, 147 - imagens cedidas pelo Instituto do Vinho do Porto),
132, 138, 139, 142, 143, 145, 150, 330, 386, 389, 390
|
José Loureiro Botas |
335, 340, 343, 345, 352, 359, 360 |
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A. Carneiro [Alberto Carneiro]- 39, 149, 328, 329, 331, 333, 336 (MNAC)
Aureliano Carneiro -11, 50, 52, 56, 57,65, 71, 77, 85, 416
Adelino Lyon de Castro (1910- 1953)- 353, 358, 360, 392, 393, 395, 410, 412, 414, 420 (10)
1950 (Nov.) - I Salão de Arte Fotográfica do Jornal do Barreiro: foi distinguida com o Grande Prémio, sob o título “Vagabundos” (Aí expõe também “Rua em festa”, o 1º Prémio de Instantâneo. Nesse mesmo Salão apareceu Augusto Cabrita)
Demósteles Espanca
Mário Lyster Franco- 257, 259, 264, 268, 270, 275, 276
David A. Freitas
A. Gigante (?) - 15, 69, 70, 76, 104
Júlio Gois - VFX
Álvaro Laborinho (1879-1970)-289, 347,348, 349, 351, 457
Armando Leça- 400, 413, 415, 45
Artur Macedo - 34, 36, 37 - Imagens do filme Serra Brava
Armindo de Matos 206
M(aria) Trindade Mendonça - 310, 312, 314, 317, 317
Artur Pastor - 242, 243, 246, 247, 248, 255, 256, 260, 261, 262, 263, 267, 273, 280, 398, 399, 400, 408, 413, 418, 456 (21)
Vasco Serra Ribeiro (Século) - 222, 225, 277, 279, 283, 285, 286, 287, 288, 417, 423, 428, 432, 433, 434, 435
Firmino Santos - neporter DP
Júlio Vidal
Tese M Lamas Maira Saragioto
+
apontamentos: Salões Internacionais de Arte Fotográfica,
apontamentos
Salões Internacionais de Arte Fotográfica, do Grémio Português de Fotografia, secção da Sociedade Propaganda de Portugal
Adelino L de C participa em todos de 46 a 51 (tb 51)
9º salão 1946 Ex homens
1950: 13º salão 5ª EGAP (Ex-homens) 1º salão da Voz do Operário / Foto clube 6x6 membro e animador, ref em 1950 repórtes despoirtivo, Finlândia 52
1950 (Nov.) - I Salão de Arte Fotográfica do Jornal do Barreiro: foi distinguida com o Grande Prémio, sob o título “Vagabundos” (Aí expõe também “Rua em festa”, o 1º Prémio de Instantâneo. Nesse mesmo Salão apareceu Augusto Cabrita)
Alberto... na reed de 2002
morre no verão de 1953 com 43
O Mundo da Minha Objectiva PEA 1980
Rui Cinatti 1948
Elmano da Cunha e Costa: 38, 42/43
Júlio Góis VFX 1941
Alfredo Viana de Lima 44
Manuel de Oliveira 41 a 45
Artur Pastor participa nos salões de 1945, 46, 47, 48 e 50
Cotinelli Telmo 41
Tom 1938
Arménio Losa é vice-presidente da delegação do Porto do GPF em 48 e 49
juris
António Eça de Queiroz representa o SPN em 41 a 44 e o SNI de 45 a 50
Reynaldo dos SAntos, Academia NBA 38
Leopoldo de Almeida a Escola deeBA
Adelino Lyon de Castro na Panorama : vencedor do I Salão de Arte Fotográfica, com uma fotografia intitulada Esforço, conjunto de pescadores a empurrar um barco de pesca que vinha da faina marítima.
publica duas imagens na revista, em 1949 e 1952
sexta-feira, 6 de outubro de 2023
domingo, 3 de setembro de 2023
2023, O catálogo da Colecção Berardo à maneira do Pedro Lapa: Joana Vasconcelos excluída
03/09/2023, no blog
A política da exclusão no "meio da arte". Pedro Lapa e o catálogo da Colecção Berardo. O caso de Joana Vasconcelos
1. Chamaram-me a atenção para o facto do catálogo do Museu Berardo recentemente editado não incluir nenhuma obra de Joana Vasconcelos. Não foi ela que me disse e deve estar-se soberanamente nas tintas. Está bem representada na Colecção, fez no Museu Berardo aquela que foi a exposição mais vista, programada pelo primeiro director Jean-François Chougnet, em 2010, e a carreira da Joana é hoje internacional e global, situada com grande êxito no 1º plano da notoriedade artística.
Mas a ausência é um facto óbvio que permite apontar o escandaloso facciosismo do coordenador da edição, Pedro Lapa, que foi o 2º director do Museu e se encarregou do catálogo recente.
Não é um facto isolado, pelo contrário. O panorama nacional que se reflecte nas práticas de comissários-curadores e críticos que integram o sistema do que chamei o "mainstream de ponta", ainda a actual arte oficial, assenta na gestão implacável de ocultações e exclusões de muitos dos artistas melhores ou mais interessantes e mais independentes. Prefiro quase sempre os excluídos, enquanto os medíocres abundam na circulação institucional.
Não quis o catálogo oferecido (deve haver montes de sobras e é uma prenda desagradável. Bastou-me uma versão digital
Nectar 2005
2. Obras de Joana Vasconcelos na Colecção Berardo (Aladino,1999, Néctar, 2005; Coração Independente Vermelho, 2006). Pelo menos estas três estão referenciadas no site da Colecção.
Pedro Lapa, que apaga JV no recente Catálogo representativo da Colecção, fez retirar da entrada do Museu, quando o dirigiu, a obra Néctar, referência forte ao Secador de Garrafas de Duchamp, que ganhara um concurso por convites a 8 escultores para a escolha de uma escultura a instalar no exterior. à data da inauguração do museu.
A actuação reconhecidamente sectária de P.L. (desde que dirigiu e descaracterizou por algum tempo o Museu do Chiado) é uma demonstração escandalosa dos processos de apagamento e exclusão que regem a circulação e aquisição de obras para colecções públicas e exposições institucionais. A outra face da moeda é a escolha preferente de artistas débeis ou medíocres que são tutelados por "curadores" corruptos ou dependentes e que se imitam uns aos outros, fechando a circulação a um grupo restrito de privilegiados instalados na repetição acrítica das suas maneiras.
A desconsideração de Joana Vasconcelos é tanto mais gravosa quanto a sua retrospectiva, intitulada “Sem Rede” (2010), lidera (ainda?) a lista das exposições mais visitadas no CCB, com 167.852 entradas.
Trata-se obviamente uma pulhice. Há no "meio da arte" uma máfia instalada, com três ou quatro padrinhos e com uma roda de gente receosa e reverente. O Pedro Lapa é ainda sobrevivente, um medíocre participante dessa rede - e há quem o ature como professor, outros abandonam.
3. Passamos de Vasarely para Vedova, a Vasconcelos não consta. É vergonhoso, é pulhice.
E passa-se por Ana Vieira e João Vieira...







