terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Fernando Lemos, 1952, Galeria de Março

catálogo da Galeria de Março, Exp. 27 Dez. 1952 a 9 Jan. 1953
(ver fernando-lemos...indice)

http://alexandrepomar.typepad.com/photos/uncategorized/2008/04/22/lemos1_2.jpg Photo


Photo

Photo

Photo

Photo

Photo

catálogo da Galeria de Março

bibliografia da época
crítica na Vértice, Março
artigo de J.A. França no Comércio do Porto
artigo de Victor Palla (não assinado) na revista A Arquitectura Portuguesa - e Cerâmica e Habitação, Maio-Junho

1
1953, Vértice, nº 115, Março, pp 189-90:
"Exposição de fotografia de Fernando Lemos", por J.L. (?)

http://alexandrepomar.typepad.com/.a/6a00d8341d53d453ef014e86628d4a970d-pi
http://alexandrepomar.typepad.com/.a/6a00d8341d53d453ef014e5f87e830970c-pi

2
A Fotografia Subjectiva de Otto Steinert (o grupo Fotoform de 49, a aparição na 1ª Photokina de Colónia em 1950, a 1ª exp. de 51, etc) conheceu-se por cá rapidamente. José-Augusto França confirma-o num artigo publicado no início de 1953 - mas parte dele tinha sido transcrita sem título no catálogo da exposição de F. Lemos do CAM em 1994, sem a passagem essencial onde se falava de Steinert. (um caso de viciação da história).


http://alexandrepomar.typepad.com/.a/6a00d8341d53d453ef00e552a53a1f8834-pi
a fotografia subjectiva

artigo de José-Augusto França publicado a 10 de Março de 1953 em O Comércio do Porto

"O instante fugidio em que umas feições são apanhadas pode complicar-se com 'acidentes' técnicos - e a  desfocagem, a sobreposição, mais o que a imaginação do fotógrafo inventar, ajudam o retrato, alargam-se ao plano de linguagem fotográfica generalizada.

Tit1

acaso, uma dignidade da imaginação. Um movimento tal que, lembro-me eu, podia chamar 'subjectiva' à lente do aparelho, deixando para a dos outros fotógrafos a pobre designação de 'objectiva' que o século XIX lhe deu.
Tit2


3 um artigo de Victor Palla sobre Fernando Lemos, "O olho quadrado", de 1953.
não assinado*,  na revista "A Arquitectura Portuguesa - e Cerâmica e Habitação", nº 6, Maio-Junho 1953, pp. 33-38. nº comemorativo do aniversário da revista organizada pelos arquitectos Bento de Almeida e Victor Palla - "Habitação e artes domésticas"

Fotografia e arquitectura, a integração da fotografia na arquitectura, os "photo-murals"
"Peço para a fotografia lugar na habitação"

(o exemplo de Le Corbusier nos painéis fotográficos da Cidade Universitária)

Palla1
Palla2B
Palla3
Palla4
Palla5
Palla5A

(VP refere-se no artigo a Weston, Cartier-Bresson e Masclet, alinhando a sua importância, "todo o grande fotógrafo.... "como era usual em França e nos círculos de amadores por essa altura)
Masclet, Daniel (1892-1969), French portrait and landscape photographer. Masclet began as a professional cellist, but compiled an album of photographs (now lost) in the First World War and in the 1920s frequented the Photo-Club de Paris. Through Robert Demachy he met Baron de Meyer, with whom he worked on Harper's Bazaar before moving on to Vogue. In 1928 he opened a studio in Paris, specializing in historicist portraits. A decisive meeting with Edward Weston in 1933 turned him towards landscapes and a sparer, more modernist style. He produced books on the nude (1934) and landscape photography (1935), and after the Second World War published prolifically on many aspects of photography. As an exhibition curator, juror, and critic he was a major figure on the European photographic scene. — Lisa Ann Lavender)

A revista Fotografia, de 1954, orgão do salonismo português, traduz no seu nº 6 um artigo  "técnico" de Daniel Masclet publicado em Photo-Cinema. Era um nome de 1º plano, depois quase esquecido - ver Daniel Masclet Photographe Critique Théoricien, de Christian Bouqueret, ed. Marval, coll. Années 30, Paris 2001.

*VP, autor anónimo, refere-se ao artigo "Lugar do artista plástico" que publicara no nº 25 de Arquitectura, Julho de 1948.

Sem comentários:

Enviar um comentário