... Existe também a luxuosa revista Panorama, Revista Portuguesa de Arte e Turismo,
 onde a fotografia, na condição de ilustração fotográfica, tem um lugar 
respeitado e prestigioso, a acompanhar a representação alargada dos 
artistas modernos oficializados por António Ferro e a presença 
patrimonial da história da arte e da museologia. "A fase polémica do modernismo já lá vai" escrevia
 C.Q. (Carlos Queiroz) no nº de Fevereiro de 1944 (nº 19, vol. 4º, 
edição Secretariado da Propaganda Nacional) na notícia muito ilustrada 
da 8ª Exposição de Arte Moderna no SPN, onde os surrealistas estão 
representados por Cândido Costa Pinto, António Dacosta e António Pedro. 
Logo a seguir, mostravam-se "3 aspectos da casa do pintor António 
Pedro".
O Panorama é essencial para perceber como é complexa e 
abrangentemente moderna a ordem estabelecida, ou a sua cúpula cultural, 
ou apenas uma espécie de fachada artística onde se arbitra a moda e o 
bom gosto num país que escapava às devastações da guerra (e que lucra 
com ela) - não há vestígios do conflito mundial nem, aliás, de quaisquer
 outras tensões, nos números de 1944, 45, 46...  Quando se faz 
referência a "uma hora revolucionária", no nº do Natal de 1944 
(nº 22, já editado pelo Secretariado Nacional de Informação e Cultura 
Popular - S.N.I.C.P.), é para qualificar "esta fase da vida turística em Portugal".
Bernardo Marques (director artístico não creditado), Ofélia Marques, 
Carlos Botelho, Thomas de Mello (Tom), Estrela Faria, Almada Negreiros 
são presenças regulares, mas também comparecem Manuel Ribeiro de Pavia 
(futuro ilustrador de neo-realistas), Eduardo Anahory, Diogo de Macedo 
(modernista histórico, então director do Museu Nacional de Arte 
Contemporânea, que então reabre muito remodelado - nº 24 de 1944), 
Cândido, Dacosta (este no nº especial 25-26 de 1945 sobre touros), Júlio
 Resende (nº 27, 1946), etc. 
Na fotografia - retratos, monumentos, paisagens, obras de arte, etc - os
 mais constantes são Mário e Horácio Novais (igualmente os melhores), ao
 lado de Fernando Vicente, o mesmo Tom, Manfredo (?), João Martins,
 sempre referidos na página do sumário e junto às imagens (de facto, o 
reconhecimento da profissão e da fotografia não é um facto recente). 
Também se publicam Alvão e a Foto Beleza quando necessário, ou um amador
 como Adriano Lopes Vieira, de Cortes, Leiria, irmão do poeta que também foi um interessante fotógrafo.
No nº 21, Junho de 1944, refere-se a exposição individual de Constantino Varela Cid no Estúdio do SPN, e anunciam-se futuras reproduções que não serão publicadas.
Se o 8º e o 9º Salões de Arte Moderna do SPN/SNI são objecto de várias páginas, o mesmo acontece "A propósito do 9º Salão de Arte Fotográfica" no nº 29, de 1946. O título do breve texto de Américo Nogueira (?) continua na afirmação "A fotografia é uma arte" ... "na medida em que o fotógrafo é artista",
 defende depois o autor (a acção mecânica não é argumento, porque pode 
usar-se o melhor equipamento e fazer más fotografias, ou vice-versa). As
 imagens são de Maria Luisa Viana Jorge, Eduardo Portugal (este um 
profissional ausente do Salão), Henri Albert (2 de um belga residente em
 Lisboa), A. Santos André e Álvaro Valente - todas elas fotos directas 
de paisagem, sóbrias, sem artifícios. Entre esta fotografia artística, 
em geral de amadores, e a arte dos profissionais da fotografia, que 
pouco frequentam os salões, existe uma fronteira invisível, e indizível.
"O 'F-3340'", Maria Luiza Huet Viana Jorge (catálogo do 9º Salão, 1946)
A edição mais surpreendente do Panorama desses anos (a 1ª série 
vai de 1941 a 1949, até à demissão de Ferro) é talvez a que assinala a 
morte de Duarte Pacheco, homenageado por Ferro e por Cotinelli Telmo, 
retratado por Mário Novais, sendo a sua acção documentada por obras de 
muitos arquitectos e artistas modernos (Pardal Monteiro, Keil do Amaral,
 Maria Keil, etc.) - é o nº 19, Fev. 1944.
Entretanto, as páginas de publicidade não são menos significativas que as outras, com o seu grafismo elegante e moderno. Aí se referem (Natal de 1944) outras publicações relevantes do regime como O Mundo Português - Revista Colonial de Arte e Literatura, com páginas de "fotografias de arte, etnografia e iconografia", edição da Agência Geral das Colónias e do S.N.I.C.P., com 130 nºs publicados, então dirigida por Augusto Cunha; ou Atlântico - Revista Luso-brasileira de Cultura e Literatura, 5 nºs publicados, edição S.N.I.C.P. e do Departamento de Imprensa e Propaganda do Brasil. Todas elas têm morada em S. Pedro de Alcântara.
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actualização
Adelino Lyon de Castro publicado na Panorama: 1. Uma fotografia de Lyon de Castro tinha sido publicada no nº 39 da revista "Panorama", em 1949 (1ª série). Um "Número dedicado à província", onde Artur Pastor e Tom (Thomaz de Mello) estão muito presentes.. Com uma legenda onde se expressava uma especial deferência.
2. A fotografia de Adelino Lyon de Castro que obteve o 1º Prémio no Salão de Arte Fotográfica Panorama foi reproduzida em "Panorama - Revista portuguesa de Arte e Turismo", II Série, nº 4, 1952; ed. Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo; director Luís Ribeiro Soares. Extra-texto (não paginado).
Entretanto, as páginas de publicidade não são menos significativas que as outras, com o seu grafismo elegante e moderno. Aí se referem (Natal de 1944) outras publicações relevantes do regime como O Mundo Português - Revista Colonial de Arte e Literatura, com páginas de "fotografias de arte, etnografia e iconografia", edição da Agência Geral das Colónias e do S.N.I.C.P., com 130 nºs publicados, então dirigida por Augusto Cunha; ou Atlântico - Revista Luso-brasileira de Cultura e Literatura, 5 nºs publicados, edição S.N.I.C.P. e do Departamento de Imprensa e Propaganda do Brasil. Todas elas têm morada em S. Pedro de Alcântara.
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Adelino Lyon de Castro publicado na Panorama: 1. Uma fotografia de Lyon de Castro tinha sido publicada no nº 39 da revista "Panorama", em 1949 (1ª série). Um "Número dedicado à província", onde Artur Pastor e Tom (Thomaz de Mello) estão muito presentes.. Com uma legenda onde se expressava uma especial deferência.
2. A fotografia de Adelino Lyon de Castro que obteve o 1º Prémio no Salão de Arte Fotográfica Panorama foi reproduzida em "Panorama - Revista portuguesa de Arte e Turismo", II Série, nº 4, 1952; ed. Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo; director Luís Ribeiro Soares. Extra-texto (não paginado).
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