sábado, 17 de novembro de 2018

ETHER 2. 1987: Visita Presidencial às Colónias (1938/39)


"Imagens fugazes -  A visita presidencial às colónias 1938/39"
exp. na gal. Ether, 21 de Março - Abril

catálogo-cartaz (subsidiado pela Fundação C. Gulbenkian)







tx de António Sena

(cartaz no verso)

Foi na exp. de 1987 que se atribuíram as fotografias (ou da sua maioria) a Firmino Marques da Costa (1911-1992). Foram publicadas sem indicação de autoria em 5 Álbuns da Agência Geral das Colónias

António Sena refere que Firmino Marques da Costa integrou a Missão Cinegráfica às colónias, dirigida por António Lopes Ribeiro, encarregada de produzir documentários e cinema de ficção. Nunca encontrei confirmação dessa afirmação. Era à data fotógrafo do Diário de Notícias e as foitos dos Álbuns podem ter sido um trabalho paralelo para a AGC e o Governo de Angola.

in MEMÓRIA DE ÁFRICA


Alguns aspectos da viagem presidencial às colónias de S. Tomé e Príncipe e Angola. 2
PORTUGAL. Agência Geral das Colónias, Vol. II, 1939, 206 pags.

O vol. 2 inclui 8 fotos da Exposição-Feira precedidas pela informação seguinte:

Uma das fotos é repetida no vol. 2 e no Álbum comemorativo e no catálogo da Ether. As outras 7 são muito semelhantes a folhas do álbum de Luanda:


nºs 154 (1ª), 163 e 169 (última)

Segundo A. Sena, Marques da Costa não acompanhou a edição dos 5 álbuns da AGÊNCIA GERAL DAS COLÓNIAS (nem saberia da sua existência!!), devendo-se talvez a organização a Luís de Montalvor e José Osório de Oliveira, então seus funcionários (A.S.).

São dois curiosos funcionários: Luís de Montalvor 1891, n. em S. Vicente, Cabo Verde - 1947, Lisboa) foi poeta, ensaísta e editor do Orpheu, em 1915; fundou a Ática em 1942. Em colaboração com Diogo de Macedo, publicou A Arte Indígena Portuguesa (1935).
José Osório de Oliveira, 1900-1964, ficcionista, poeta e crítico literário, editor e funcionário do Ministério das Colónias; desde os anos trinta, um dos maiores divulgadores da literatura cabo-verdiana e defensor da aproximação literária entre Portugal e o Brasil (BN). 

No caso do ÁLBUM COMEMORATIVO ANGOLA 1938, a publicação foi da responsabilidade do Governo Geral de Angola e possivelmente do chefe do Sector Técnico da Exp.-Feira, Vasco Vieira da Costa, pela inteligência do critério editorial e da sequenciação das imagens.




Sem comentários:

Enviar um comentário