O Pedro Reigadas dá a conhecer um grande fotógrafo no Museu Militar: “José Veloso de Castro. A Revelação de um Artista” até 31 de dezembro.
Com muito boas impressões feitas pelo Roberto Santandreu, dimensão de 46x61cm.
As fotografias não eram desconhecidas na área da história militar e colonial (foi também editor de séries de postais), mas surge agora como um excelente fotógrafo, um artista, de facto.
120 fotos são apresentadas no Museu, distribuídas ao longo de 29 (?!) salas do Palácio/Museu e são uma oportunidade para (voltar a) visitá-lo.
Sem querer exagerar, arrisco que por vezes me faz lembrar o Sebastião Salgado.
Colecção: 1 álbum com 2355 positivos fotográficos e 7 caixas de negativos em vidro.
ResponderEliminarHistória administrativa/biográfica: Veloso e Castro prestou serviço como militar durante cerca de quatro décadas em África, sobretudo em Angola, terminando a sua carreira como Major de Infantaria em 1924. Durante a sua passagem por Angola dedicou-se não só às operações militares, como também à fotografia, deixando-nos um valioso legado fotográfico onde são retratadas não só a fauna e a flora angolanas, como também a sociedade, cultura e elementos geográficos desse mesmo país. É ainda autor de livros técnicos militares e, também, de história militar do Ultramar.
Coleção transferida do CAVE (Centro de Audiovisuais do Exército) para o AHM: Arquivo Histórico Militar.