O Pedro Reigadas dá a conhecer um grande fotógrafo no Museu Militar: “José Veloso de Castro. A Revelação de um Artista” até 31 de dezembro.
Com muito boas impressões feitas pelo Roberto Santandreu ( dimensão 46x61cm).
As fotografias não eram desconhecidas na área da história militar e colonial (foi também editor de séries de postais, de livros e álbuns, e revistas), mas é agora que surge agora como um excelente fotógrafo, um artista, de facto.
120 fotos são apresentadas no Museu, distribuídas ao longo de 29 (?!) salas do Palácio/Museu - se as fotografias perdem assim alguma visibilidase é certo são uma oportunidade para (voltar a) visitá-lo.
Sem querer exagerar, arrisco que por vezes me faz lembrar o Sebastião Salgado.



Colecção: 1 álbum com 2355 positivos fotográficos e 7 caixas de negativos em vidro.
ResponderEliminarHistória administrativa/biográfica: Veloso e Castro prestou serviço como militar durante cerca de quatro décadas em África, sobretudo em Angola, terminando a sua carreira como Major de Infantaria em 1924. Durante a sua passagem por Angola dedicou-se não só às operações militares, como também à fotografia, deixando-nos um valioso legado fotográfico onde são retratadas não só a fauna e a flora angolanas, como também a sociedade, cultura e elementos geográficos desse mesmo país. É ainda autor de livros técnicos militares e, também, de história militar do Ultramar.
Coleção transferida do CAVE (Centro de Audiovisuais do Exército) para o AHM: Arquivo Histórico Militar.