sexta-feira, 3 de junho de 2022

João Francisco 2022 Sintra / MU.SA: "ESTRANHOS JARDINS"

 ESTRANHOS JARDINS

MU.SA- Museu das Artes de Sintra | Espaço LAB ARTE – piso 0


03 de junho a 17 de julho de 2022 







"As pinturas recentes aqui apresentadas continuam e expandem o conjunto mostrado na exposição "Mille-fleurs" ( Galeria 111, em 2018). Partindo das tapeçarias "mille-fleurs", peças produzidas no norte da França e na Flandres entre o fim da Idade Média e o início do Renascimento, procura-se aqui a evocação e a reconfiguração desses espaços míticos e simbólicos.
O que torna as tapeçarias mille-fleurs (literalmente "mil flores") num grupo específico dentro da produção geral de tapeçarias é o uso que nelas se faz, de forma repetitiva e obsessiva, da representação de flores e plantas que, rodeando por completo os elementos em destaque (que podem ir de damas com unicórnios a caçadores, personagens galantes ou mitológicas), criam um espaço mais mítico que natural, mais caracterizado por uma exuberância decorativa que pela sugestão de uma paisagem real que as figuras habitam. Estas representações de flora, com a presença pontual de fauna, são no entanto extremamente fiéis: são reconhecíveis com facilidade as espécies de plantas silvestres e de cultivo doméstico, num claro caminho em direção à cultura humanista e científica do Renascimento.
A descoberta fortuita de um conjunto vasto de esquissos utilizados para bordar despoletou este conjunto de imagens: nessa memória ou fantasma dos desenhos que foram passados para um outro suporte têxtil, reconheci a dos "cartões" das tapeçarias - modelos em tamanho real do que iria ser tecido e que, devido à constante e violenta utilização, raramente sobreviveram (e de que os cartões para os Actos dos Apóstolos de Rafael são uma notável excepção). Criando um fundo relativamente homogéneo a colagem destes desenhos, todos referentes com graus diversos de realismo e estilização a plantas, permitiu a construção de um campo onde a pintura acontece. É neste jogo entre o que se oculta e o que permanece visível que estas páginas encontram sentido.
Sendo assumidamente naturezas-mortas (na medida em que representam objetos reais, recolhidos, dispostos e manuseados, observados) estas imagens olham também para o exterior, lá para fora. Falam de jardins, do mar, de árvores, da natureza e dos seus ciclos, do tempo. Olham também através deles para o interior: não serão as paisagens aí ainda mais perigosas e sombrias?"  João Francisco



-“o arqueólogo amador (e outras naturezas mortas)” – Galeria 111, Lisboa,  maio / junho 2008.
-“um jardim, um tapete voador, um diorama, algumas paisagens e outras construções” – Galeria 111, Porto, novembro 2009/janeiro 2010.
-“um tapete voador, uma casa, uma pirâmide, um jardim japonês, uma coleção de grelhas e uma pedreira (e mais algumas coisas) – Galeria 111, Lisboa, janeiro / fevereiro 2010.
-“uma montanha de coisas” – Galeria 111, Lisboa, setembro / novembro 2012; Porto, Novembro 2012 / janeiro 2013.
-“objetos encontrados – a partir das reservas do Museu Leonel Trindade”, Paços Galeria Municipal, Torres Vedras, novembro 2012 / janeiro 2013.
-“Ondas”, Escritório, Lisboa, Novembro 2014.
-“toupeiras e cavalinhos (pintura antiga)” – Galeria 111, Lisboa, maio/junho 2015.
-“Predelas e Volantes” – Centro Cultural das Mercês, Lisboa, maio 2016.
-“mille-fleurs” – Galeria 111, Lisboa, 15 de setembro a 10 de novembro de 2018.


6 exp ind. na 111: 2008 ; 2009 Porto ; 2010 ; 2012 Lx e Porto ; 2015 2018

 Exposições coletivas:

-“Depois do Dilúvio” – Antigo Mercado de Ourique, junho 2007.
-“Exposição de Finalistas de Gravura” – Centro Cultural de Santarém, julho 2007.
-“(Re)presentações – exposição de solidariedade e venda” – Fábrica de Braço de Prata, Lisboa, dezembro 2007.
-“Exposição de Finalistas de Desenho 2006/2007” – Ministério das Finanças, Lisboa, janeiro 2008.
-“Exposição de Finalistas de Pintura 2006/2007” – Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, janeiro / fevereiro 2008.
-“Prémio de Pintura e Escultura D Fernando II – X edição” – Quinta Nova da Assunção, Belas, março/maio 2008.
-“À volta do papel – 100 artistas” – Centro de Arte Manuel de Brito, Algés, Junho / agosto 2008. 1
-“Acto Único – Desenho” – Bairro Alto, 30 julho 2008.
-“In the House” – nos 200 anos do nascimento de Charles Darwin, e 150 da publicação da Origem das Espécies – Biblioteca da Universidade Nova de Lisboa, Monte da Caparica, março/abril 2009.
-“Em Bragança – Apontamentos de Arte Contemporânea” – Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, março/maio 2009.
-“Uma mesa e três cadeiras” – edifício ETIC, junho/julho 2009.
-“Diorama” – Museu Nacional de História Natural – Sala do Veado, Lisboa, outubro 2009.
-“Sala do Veado – Cabinet d’Amateur – 1990/2010” – Museu Nacional de História Natural, Sala do Veado, Lisboa, julho/outubro 2010.
-“Lonarte 2010” – Praia da Calheta – Galeria dos Prazeres, Madeira, junho/setembro 2010.
-“Século XXI – Anos 10” – Centro de Arte Manuel de Brito, Algés, outubro 2010/fevereiro 2011. 2
-“Arca de Noé” - Centro de Arte Manuel de Brito, Algés, outubro 2011/fevereiro 2012. 3
-“Hortus Botanicus – árvores, flores e frutos na Colecção Manuel de Brito”, Centro de Arte Manuel de Brito, Algés, outubro 2012 / fevereiro 2013. 4
-“Esta noite entra pela água – a água na leitura bíblica”, Igreja de S. Salvador, Coimbra, abril 2013.
-“9º Prémio Amadeo de Souza Cardoso”, Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso, Amarante, setembro/dezembro 2013.
-“Coleção Manuel de Brito – Aquisições Recentes”, Centro de Arte Manuel de Brito, Algés, junho/setembro 2013. 5
-“50 Anos da Galeria 111”, Galeria 111, Lisboa, fevereiro/março 2014. 6
-“Mostra”, 8 Building, Lisboa, Julho 2014.
-“Héstia”, com Domingos Rego, Plataforma Revólver, Lisboa, 17 setembro a 7 de novembro de 2015.
- “Apreço”, com Ana Catrina Fragoso e Hetamoé, Zaratan – Arte Contemporânea, Lisboa, 10 de dezembro de 2015 a 16 de janeiro de 2016.
-“Artes & Letras”, Centro de Arte Manuel de Brito, Algés, abril/setembro 2016. 7
-“Ocupar o Lugar – Exposição #2”, com Martinho Costa, Daniel Vasconcelos Melim e António Melo, Casa da Cultura, Comporta, 27 de Junho a 16 de Julho de 2017.
-“10 anos – A Colecção”, Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Bragança, 30 de Junho a 28 de outubro de 2018.
-“Paisagens na Coleção Manuel de Brito”, Centro de Arte Manuel de Brito, Algés, 29 de setembro de 2017 a 25 de março de 2018. 8
-“Pensar em grande – obras de grande escala na coleção Manuel de Brito”, Centro de Arte Manuel de Brito, Algés, 13 de abril a 30 de setembro de 2018. 9
-“Além deste solitário carrossel”, Galeria 111, 2 de fevereiro a 30 de março de 2019. 10
-“15º Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II”, MU.SA - Museu das Artes de Sintra, 2020 / Câmara Municipal de Sintra

10 exp. col. com a Col. MB ou Gal. 111

Formação
- Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa (2007).

Prémios
-  Prémio de Pintura de Sintra D. Fernando II, Câmara Municipal de Sintra, 2019. ...  João Francisco Feliciano com o prémio de pintura, pela obra “Sem Título-no mar (para Aylan)”,

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Obras restauradas

 Esculturas de René Bertholo no Hospital do Barreiro, restauradas em 2019-20 por Adriana Oliveira e Dulce Marçal

com o apoio da Fundação do Oriente (*), Maria do Carmo Carmona e Costa, Galeria Ratton / Ana Viegas, Alexandre Pomar (*), Administração do Hospital do Barreiro / Centro Hospitalar Barreiro Montijo EPE (*) e  participação maioritária da Liga dos Amigos do Hospital Diatrital do Barreiro (***).  (*: a operação foi faseada e * indica o restauro de 1 obra)

http://www.chbm.min-saude.pt/destaques/708-chbm-recupera-obras-de-rene-bertholo

http://www.chbm.min-saude.pt/destaques/722-inauguracao-das-obras-de-rene-bertholo 

https://www.facebook.com/506300559417765/posts/3213302738717520/

agora falta a escultura do Artur Rosa






foto de João Abel Aboim
 
Foto de Adriana Oliveira



 

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Ana Mata, 2007 (Prémio Rothschild), 2010 Módulo, 2020 Módulo

2/30/2020

12/21/2007

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

René Bertholo no Hospital do Barreiro


Obras de René Bertholo no Hospital do Barreiro (Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EP) a precisar de restauro, instaladas em jardins interiores. Datam de 1983 e sucedem-se a outras criações de arte pública realizadas em França. São em betão armado colorido e resistiram bastante bem ao tempo, ao livre, em pátios fechados junto a zonas de circulação de visitantes.

Esc5_76 1º pátio
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Esc5_764º pátio com peças obras
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6
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4 - 5 - 6



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Dizia o René numa entrevista que lhe fiz em 1984:

" Tive também vontade de fazer uma pintura que fosse compreendida pelo maior número de pessoas, sem ser popular propriamente. Só me transporto para um campo quase totalmente popular quando faço coisas para a arquitectura. (...)
Quando faço uma coisa para um edifício público, acho que quem vai ver aquilo são pessoas, não direi simples, mas que não têm cultura pictural, e portanto restrinjo-me voluntariamente a um vocabulário mais acessível a toda a gente. Ponho menos elementos que não se sabe o que são, mas ponho sempre alguns.
(...)
Aí, no Hospital, é a "démarche" extrema daquilo que eu procuro. Sei que uma pessoa que não sabe ler não terá um acesso total ao que faço quando pinto um quadro. Mas penso que apesar de tudo vai encontrar uma data de elementos que reconhece, que lhe dizem qualquer coisa, e o facto de encontrar um certo número de coisas que não reconhece, ou não sabe o que é, pode não estorvar uma leitura pessoal do quadro.
Para mim as formas são "containers" (contentores): permitem um certo número de conteúdos, mas não todos. Quando uma pessoa vê um quadro faz forçosamente uma interpretação pessoal que até a pode ajudar às vezes na compreensão de si próprio, e isso parece-me que é o máximo, em todo o caso é o máximo que eu posso pretender,
E um pouco como o 'I King', um livro de adivinhação chinês, anterior à Bíblia, onde se contam histórias que se lêem ao acaso, e cujos elementos têm a função de fazer subir ao consciente o que está no inconsciente. Gostaria que os meus quadros tivessem essa função. "

entrevista publicada a 14-04-1994 no Expresso: "Num quadro há milhões de histórias"

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No hospital existem duas outras obras de "arte pública", de Carlos Calvet (pintura) e Artur Rosa (escultura - autoria a confirmar):

IMG_0095Os vasos defendem uma parte do painel que está um pouco danificado. Julgo que se trata de pintura sobre tela colada em madeira.
O munumento "op", em ferro, está prejudicado pela ferrugem, mas resiste...
IMG_0095
IMG_0095

domingo, 18 de novembro de 2018

ETHER 1. Exposições e edições 1982 - 1998

Exposições na Ether, 1982/83 e 1986/93

Costa Martins / Vítor Palla, Lisboa e Tejo e tudo (1956/59). 1982 (Abril-Maio) Catálogo-cartaz sem data, com notas não assinadas (A.S.). Exp. também apresentada nos 3ºs Encontros de Coimbra, 7-16 Maio 82.
About 70 Photographs. Exp. do British Council. Julho 1982. Sem cat., existe o catálogo britânico. (antes apresentada nos 3ºs Encontros de Coimbra).
Ana Leonor (Madeira Rodrigues), “Abstracção Fotográfica”, pintura, 1982 (6 a 30 Maio). Cat.-cartaz com tx não assinado (A.S.).
Jacques Minassian, Fotografias 1977-1980, 1982 (Nov.) Cat.-cartaz s/d com texto de Gérard Castello Lopes.
Gérard Castello Lopes, Fotografias 1956/1982, 1982 (19 Dez. / Jan. 83). Cat.-cartaz s.d. com texto do autor e outro n. ass. (A.S.)
Johan Cornelissen, Desenhos dos slides imaginários - maio 82/junho 83, 1983. Cat.-cartaz s.d.

António de Oliveira - sacristão, Fotografias 1945/84 [“olhem que isto é para mostrar à família”]. 1986 (31 Out.). Desdobrável s.d.

Comandante António José Martins, Bromóleos e alguns brometos 1922/43. 1986 (Dez./Jan. 87) Cat./cartaz s.d. com texto n. ass. (A.S.) e nota de B. dos Santos Leitão (1931)
Francisco Rúbio, Videografias (1982/83), 1987 (Fev.)  Cat-cartaz s/d. com tx do autor.
(Firmino Marques da Costa, atribuição), "Imagens fugazes" - A viagem presidencial às colónias - 1938/39, 1987 (24 Março - 2 Maio). Cat-cartaz s/d. com tx n. ass. (A.S.)
Sena da Silva, Fotografias 1956/57. 1987 (5 Maio - 20 Jun.). Cat-cartaz s/d.
José Loureiro, "José se quiseres come as sardinhas todas", pintura. 1988 (Outubro). Cat-cartaz s/d.
John Thomson, Street Life in London (1877-78), 1988 (29 nov - 7 jan 89). Cat.-desdobrável s.d. com notas n. ass.
Gérard Castello Lopes, Uma fotografia, 1981, 1989 (Jan.) Cat.-cartaz.
Costa Martins / Vítor Palla, Lisboa e Tejo e tudo (1956- 59), 1989 (2ª versão). Catálogo
Paulo Nozolino Kuan, 1989 (Fev./Mar. ). Catálogo - livro.
Carlos Afonso Dias, Fotografias (1954/69), 1989 (Maio) Cat. com texto de Gerard Castello Lopes.
Carlos Calvet, Fotografias (1956-75), 1989 (Nov.) Cat. com textos de C. Calvet e A. Sena.
José Francisco Azevedo, Revelações (1987/9), 1989, dat. 1990 (Dez./Jan. 90). Cat. com textos do autor e A. Sena.
Daniel Blaufuks, Fotografias (1988/89), 1990. Cat. com texto de A. Sena.
Rui Laginha, "absorver as vibrações dos eléctricos" (1981/5), 1990. Cat. com texto de A. Sena.
Augusto Alves da Silva, Algés-Trafaria, 1990,  1990 (13 Out.) Cat.

Olho por Olho - Uma História de Fotografia em Portugal 1839-1992. 1992, Maio/Julho. Cat. copiografado,  131 exemplares numerados e carimbados (dos quais 50 em edição inglesa). Ver publicações anteriores

Mariano Piçarra, Carneiro, 1993 (Nov./7 Jan). Exp. na Ether e tb. na Mãe d’Água, Lisboa. Acompanhado pela edição de um livro.
Rui Fonseca, Visão Litoral. 1993. Cat. com tx de A. Sena.

Exposições em outros espaços

Nível de Olho - fotografia em Portugal anos 80. Ed. Ether, 1989. (Exp. na Secretaria de Estado da Cultura, Gal. Almada Negreiros, Mar./ Abr., depois itinerante.

Fotoporto / Fundação de Serralves, Porto, 1990. Catálogos
Paulo Nozolino, Paulo Nozolino 1989/1990
Sena da Silva, Sena da Silva - Uma retrospectiva.
Neal Slavin, PORTUGAL 1968.
Christer StrömholmFotografias 1930-1990.

António Júlio Duarte, Oriente Ocidente /East West. Ed. Fundação Oriente, produção Ether (coord. Pedro Gonçalves). Comissariado e texto de Jorge Calado. Exp. Lagar de Azeite, Oeiras 4-28 Maio 1995

José Manuel Rodrigues, O prazer das coisas - uma antologia. 1998.  Ed. Ether, Câmara Municipal de Oeiras, Fund. do Oriente. Coordenação e notas de Jorge Calado. Produção Ether (coord. executiva Pedro Gonçalves). Exp. Palácio dos Anjos, Oeiras (28 Fev.)

Esta lista de exposições e catálogos tem por base a documentação citada no catálogo Olho por Olho e acrescenta duas edições omitidas (Ana Leonor e Jacques Minassian). A lista de exposições prolongou-se até 1993 na Ether e depois em 1995 e 1998 noutros espaços.

sábado, 17 de novembro de 2018

ETHER 2. 1987: Visita Presidencial às Colónias (1938/39)


"Imagens fugazes -  A visita presidencial às colónias 1938/39"
exp. na gal. Ether, 21 de Março - Abril

catálogo-cartaz (subsidiado pela Fundação C. Gulbenkian)

ETHER 3: Uma pequeníssima história de António Sena e algumas objecções

LAPIZ, Ano VIII Número 70 Verano de 1990
Nº especial sobre Portugal, pps 66-71
ANTÓNIO SENA
"Pequeñísima historia de la fotografía en Portugal"

uma cronologia, um ponto da situação, uma história em construção. 
E algumas objecções ou pistas a explorar

Parafraseando o inicio do artigo de António Sena, podemos dizer que somos hoje mais ignorantes sobre a fotografia do que os seus leitores de 1990

"A obra de Benoliel pode entender-se como uma síntese de Atget. Paul Martin e Salomon"

Marques da Costa é também o autor principal do álbum "Exposição-Feira de Angola 1938", editado em Luanda, que ficou por muito tempo desconhecido