domingo, 28 de dezembro de 2014

Dr Elmano, 4 fotos em leilão

O dr Elmano no mercado internacional...


com referências e imagens suspeitas. Reedições recentes numeradas...
Tiragens de 2010 (em ed. de 8 ex.) postas à venda em 2011. Por quem???

Certamente contrafacções, realizadas talvez a partir de provas de alguma colecção ou, mais provavelmente, de uma antiga cedência da Agência Geral das Colónias, já que os negativos conhecidos são sempre de formato quadrado, neste caso impressas sem o cuidado de seguir as tonalidades em geral sépia das provas de época. É essa 2ª hipótese a mais segura, justificando a inclusão da foto dita de Moçambique.

ver tb em Artprice:   http://fr.artprice.com/artiste/527501/elmano-cunha-e-costa/lots/passes/6/Photo
(cons. 29-12-2014)

referência no site Artprice:
"Smile black bride, la souriante future mariée, région de Cuanhama-Angola"
Tirage argentique, 2010
Date de création: c.1940
Signes distinctifs: #1/8 Titre Cachet atelier / verso 
Date de vente: 18/12/2011  



Smile black bride, la souriante future mariée, région de Cuanhama- Angola

 , um 1940 Medium: gelatin silver print: 40 x 30 cm (15,7 x 11,8 in)



Old man, Muchicongo- Angola -RDC

 To 1930

Black girl, jeune femme aux ornements 

To 1940

Black man - Roi d'un empire du Gungun Hana - Mozambique

 , um 1940


No 1º caso é possível encontrar na colecção do AHU pelo menos 3 fotos da mesma mulher, identificada sempre como noiva:
Noiva risonha n10123

Uma noiva n10190

Noiva cuanhama n10118
A 1ª das três fotos pode ser a imagem reeditada (ou é  um momento imediato), mas a busca permite observar o modo de trabalho do dr. Elmano, que não poupa negativos ao retratar os seus modelos.

No caso da 2ª foto, encontra-se no AHU o seguinte negativo

Tipo de velho dos Congos n9743 (no capítulo: Congos - Muchicongo - São Salvador do Congo a)
Author: Elmano Cunha e Costa; Local: São Salvador do Congo, Angola; Data: 1935-1939)    

A 4ª foto é + improvável... Não consta que o dr. Elmano tenha fotografado em Moçambique, embora seja ambígua a frase que se lê na pág. 271 do catálogo da Secção Colonial da Exposição do Mundo Português:  
"A documentação fotográfica exposta na sala nº 6 diz respeito à etnografia de Angola e Moçambique. Dela faz parte o notável documentário especialmente mandado organizar para esta exposição e que foi obra do Dr. Elmano da Cunha e Costa." 
                                                                 

domingo, 16 de novembro de 2014

Joao Francisco, "Ondas", 2014

 16/11/2014, blog Typepad

Ondas, Escritório, 14 / 15 novembro 2014

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

João Francisco, Torres Vedras 2012

 13/11/2012

Galeria Municipal, Torres Vedras. Obras de 2005 a 2012.

O João Francisco a par de nos mostrar as obras aponta-nos as pistas para seguirmos com elas.

Além dos desenhos e pinturas motivados pela colecção do Museu Leonel Trindade de Torres Vedras, e que mais obviamente se lhe referem, a exp. inclui

a instalação "Sem título - trazido pelo mar para Joseph Cornell, 2005 - ... / brinquedos recolhidos na praia (dimensões variáveis)" (Gal. 1),
as séries de pequenas pinturas "Sem título - retratos de família, 2005-2012, 50 pinturas a óleo sobre cartão ou madeira, molduras encontradas (dimensões variáveis)" (Gal. 2)
"Sem título - 14 retratos, 2012, pinturas a óleo sobre madeira, molduras encontradas, dimensões variáveis" (Gal. 1)
a obra conjunta "Sem título - o naturalista, 2009-2012, 16 pinturas a guache sobre papel, 70x50 cm cada", já antes exposta em progresso na 111 em 2010 e na Sala do Veado ( o Naturalista ) em 2009;
e por fim "Sem título - o catálogo dos pássaros, 2009, 31 pinturas a acrílico sobre papel, 60x60 cm cada" (2009 - então com 4 pianos verticais com partituras de o melro pretoo tordoo pisco de peito ruivo e a cotovia extraídos de Pequenos estudos de pássaros de Olivier Messiaen, 1985). (Gal. 2)

Considerando a referência que o autor faz aos "três projectos anteriores", depreende-se que estes três são os que mostram na galeria 2 e que quer a série dos 14 retratos (com data de 2012) quer a instalação dos objectos recolhidos (embora com data que vem de 2005 e continua, ou, melhor, continuará) fazem parte igualmente dos trabalhos desencadeados pelo ou no Museu. A diversidade das práticas associadas ao trabalho sobre as reservas, para lá do desenho e da pintura que mais obviamente as representam, mostra que o trabalho do J.F não se encerra num caminho apertado (a exp. actual da 111 também o mostra)...

Este é um dos mais surpreendentes trabalhos de artista pintor que se vão fazendo no presente, e é um muito jovem artista que expõe. E esta, não sendo uma exp. "antológica", é uma mostra muito importante no seu itinerário. Apresentada em Torres Vedras, a sua terra de origem, não é uma exposição "local".

quinta-feira, 8 de maio de 2014

1938, o Álbum comemorativo

outra síntese:
ÁLBUM COMEMORATIVO DA EXPOSIÇÃO-FEIRA ANGOLA 1938


Um fotolivro ignorado com fotografias de Firmino Marques da Costa e arquitecturas de Vasco Vieira da Costa

O álbum e a exposição esquecidos
Um feixe de temas: fotografia, arquitectura/design expositivo, política imperial e autonomismo (o governador António Lopes Mateus)
Firmino Marques da Costa (Ether 1987, a visita de Carmona)
Porto 1934 e Luanda 1938 (Benguela 1935 e Lisboa 1937 / 1940)
Vasco Vieira da Costa
O Plano de Fomento de 1936-38 
O autonomismo angolano (o novo Brasil, a posição pró-Angola)
O esquecimento (a II Guerra?)
A etnografia e arte indígena
Fotolivro

quarta-feira, 7 de maio de 2014

1938, Os velhos colonos do Planalto

Outra vez - pela 3ª vez - os brancos pobres, os colonos do Planalto: ver agencia-foto


Na pág. 481 de Raças do Império, Mendes Correia, ed. Portucalense, 1943
(serão colonos madeirenses do Lubango / Sá da Bandeira, fundada em 1885)

No Álbum de 1938

Na Antologia da Revue Noire, 1998 (aqui com a legenda: "Fotografia A FOTO - 1953 Casal de colonos portugueses no Lubango")

Uma mesma fotografia e 3 imagens diferentes - recortada em 38, cortada (reenquadrada ao alto em 1998) e completa em 1943.
Sempre a mm imagem de um casal de colonos de origem madeirense, instalados no Lubango, de autor desconhecido, distribuída em Lisboa e Luanda. Em que arquivos existe hoje, isolada ou entre outras associáveis?
Os 58 anos indicados por Martins Corrêa situam o casal na migração de madeirenses promovida em 1985 em resposta à instalação de grupos boers. Um episódio histórico com aspectos muito particulares e ainda recordado no Planalto.

terça-feira, 6 de maio de 2014

1938, a Exposição-Feira em "O Mundo Português"

Finalmente consegui entender o porquê do desconhecimento da Exposição-Feira Angola 1938.





Não é por falta de fontes que a Exposição-Feira ficou esquecida. É porque se fazem demasiados doutoramentos e mestrados e trabalhinhos escolares sobre temas ociosos; é porque não se investigou nem investiga a documentação que por aí existe. Não investigaram os doutores catedráticos e por isso não têm "moral" ou autoridade para fazer investigar os estudantes - aliás, como poderiam eles avaliar a investigação sobre temas e tempos que ignoram?

1938, Um Museu de Arte Indígena, Diário de Luanda

12 de Dezembro de 1937, citado no relatório do Museu da Diamang de 1937
http://apomargalerias.blogspot.pt/search/label/Jos%C3%A9%20Redinha
http://apomargalerias.blogspot.pt/2014/04/1938-diario-de-luanda-12-dez.html



As colecções de (Mons.) Dr.Manuel Alves da Cunha e Coronel Brandão de Melo, o interessante e valioso museu no Dundo, da Companhia dos Diamantes de Angola; os estudos de Diogo de Macedo.