Norton de Matos, candidato à Presidência de República, 1948, desistiu antes da ida às urnas por falta de condições para uma campanha democrática.
Foi Mário Soares que teve a iniciativa de apresentar Pomar ao general e o retrato surgiu logo num primeiro encontro. Há várias descrições do episódio: Norton de Matos estranhara que lhe levassem um artista tão jovem e desconhecido.
O retrato, editado em postais da campanha, esteve presente em grandes cartazes nos comícios da campanha e veio a justificar (certamente) a demissão de Júlio Pomar do Ensino Técnico.
A ocultação dos frescos do Cinema Batalha em 1948 estará ligada à grande divulgação do retrato?
Ausente na exp. NEO-REALISMO E INTERVENÇÔES POLÍTICAS (ATELIER MUSEU - CONTRIBUIÇÃO 1)
1. Postal com reprodução de desenho de Júlio Pomar de Norton de Matos, para
angariação de fundos para a Campanha da Candidatura do general à presidência de República
angariação de fundos para a Campanha da Candidatura do general à presidência de República
2. Intervenção de Maria Lamas?
3. comício de Lisboa (Voz do Operário). Maria Lamas, Manuel João da Palma Carlos e Cesina Bermudes, entre outros. 10 de Fevereiro de 1949. Fundo Manuel Mendes. Foto Fundação Mário Soares e Maria Barroso
JP, entrevista-livro de Helena Vaz da Silva, 1981, p. 68:
"E no Forte de Caxias desenhei vários dos meus companheiros de prisão. Eram desenhos lineares, de um tipo que fui praticando ao fio de vários anos e que os poetas amigos me pediam para os seus livros... E quando da candidatura de Norton de Matos à Presidência da República um retrato que lhe desenhei foi divulgadíssimo e filhodaputamente o 'Diário da Manhã' referiu-se-lhe como a única coisa séria da campanha!
Semanas (?) depois era corrido do lugar no ensino técnico que o Calvet de Magalhães me arranjara por milagre, e donde vinham os tustos para o dia a dia, que isto de venda de desenhos ou quadreco era sobre o raro."
Sem comentários:
Enviar um comentário