quinta-feira, 3 de março de 2011

2011, Malangatana, a exposição de 1961 em Lourenço Marques

 Malangatana, os títulos de 1961

O acesso ao catálogo da 1ª exp. de Malangatana, em 1961, permite conhecer os títulos originais de alguns quadros que foram sendo nomeados de outras formas em posteriores exposições e edições retrospectivas, nomeadamente em "As Áfricas de Pancho Guedes – Colecção Dori e Amâncio Guedes" (2010-11):

Mal_capanet

Mal_1net

Mal__2net

Mal_3net

são aqui identificados como pertencentes à Colecção de A. e D. d'Alpoim Guedes os nºs: 3, 4, 7, 11, 13, 14, 17, 21 (pág. 1), 23, 25, 27, 28/29/30/31, 33 (pág.2), 38, 46, 48 e 51 (pág.3), num total de 20 obras em 57 (falta na foto a referência ao nº 36. Estão ausentes da exposição da colecção em 2010/11 as obras Menina Lonka, 1960 (nº 23) e Natureza morta, 1960 (nº 25)

Estão expostos e reproduzidas no catálogo:

A ÁRVORE DO AMOR, 1959 (50,5 x 45,5 cm – pág. 240), que em 1961 tinha por título: A PLANTA DO AMOR (nº 4)

CENA SANGRENTA, 1959 (46 x 46,5 cm – pág. 241a) é seguramente FEITIÇO SANGRENTO (nº 3)

Dedo

A VIRTUOSA E A PECADORA, 1959 (50,8 x 50,8 cm – pág. 241b) será O OLHO DE DEUS (nº 11)

Valente ass. Valente

SENHORA QUE VAI ÀS COMPRAS, 1959 (51 x 51 cm – pág. 243b) é A MULHER DE VISITA À CIDADE (nº 7)

Senhora ass. Valente

A MULHER AZUL QUE CHORA, 1959 (48,2 x 44,5 cm – pág. 242) = A MULHER QUE CHORA (nº 13)

Quechora

A MULHER AZUL, 1959 (45,5 x 36 cm – pág 243a) será SONHO AZUL (nº 17)

Azul ass. Malangatana

AS DUAS AMIGAS, 1960 (61 x 82 cm – pág. 244) corresponde ao nº 33

NU COM CRUCIFIXO, 1960 (47,4 x 83,5 cm – pág. 245) é o nº 14

A HISTÓRIA DA CARTA NO CHAPEU, 1960 (págs 246-7)… foi primeiro exposto como CARTA (1) a (4), nºs 28 a 31
(1) A partida do marido sem saber que leva a carta de amor da esposa para o amante (The husband departs for work carrying his wife's hidden letter to her lover) 69,5 x 40 cm. 
(2) O regresso do marido com a resposta do amante no chapéu (The husdband returns from work with the lover's reply in his hat) 69,8x 40,4 cm.
(3) A esposa enquanto o marido dorme esconde uma carta para o amante (At 2 am the wife, Luisa, puts another letter in the hat while the husband sleeps) 69 x 69 cm.
(4) O suicídio do marido que bebe veneno de D.D.T. quando descobre a infidelidade da mulher (The husband kills himself by drinking DDT on discovering his wife's betrayal) 40,5 x 70 cm
– os títulos em inglês estão registados no verso

O DIA DO DIVÓRCIO, 1960 (40 x 60 cm – pág. 248a) – é DIVORCIADO SÓ (nº 21)

O DENTISTA (PEQUENO), 1961 (61,5 x 40,5 cm – pág. 248b) = DENTISTA PEQUENO (nº 51)

não são de identificação certa os 3 últimos quadros, de que temos as designações atribuídas pelos proprietários:
CENA COM QUATRO MULHERES E FEITICEIRO, 1960 (82,5 x122 cm – pág. 249) – ?
A VIAGEM SECRETA (com retrato de Dori e Pancho), 1960 (113 x 122 cm – pág. 250) – ?
CENA DE FEITIÇO COM CASAL GUEDES, 1961 (100,5 x 122 cm – pág. 251 – não exposto) – ?

E ficam por identificar do catálogo de 1961 os títulos FEITIÇO, 1960 (nº 27) e MHONDJO, 1960 (nº 38); BRUXEDO, 1961 (nº 46) e MISTÉRIO, 1961 (nº 48)   

#

o Mhondjo

"Études sur les langues du Haut-Zambèze. Textes originaux, recueillis et traduits en français et précédés d'une esquisse grammaticale par E. Jacottet"

http://www.archive.org/stream/tudessurleslan03jacouoft/tudessurleslan03jacouoft_djvu.txt

Les Ba-Ronga (Junod, op. cit., pp. 433-438) ne semblent pas posséder l'ordalie par l'eau bouillante, mais pratiquent, par 
contre, quoique moins cruellement qu'au Zambèze, celle par le mhondjo.
D'après Junod le mhondjo serait une plante de la famille des solanées.
Cf. sur les ordalies par l'eau bouillante et le poison, R. Basset, Les Or-
dalies, ch. II et m; Revue des Traditions populaires, t. VI, VU, VIII, IX.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário