Alexandre Pomar

quarta-feira, 7 de novembro de 2001

2001, "Do Surrealismo em Portugal", por Óscar Faria

 o surrealismo minhoto em 2001 

DOCUMENTOS

Exposição do surrealismo provoca polémica
Óscar Faria / PÚBLICO

7 de Novembro de 2001

Com a presença do pintor e poeta Mário Cesariny, e com muita polémica à mistura, foi inaugurada no passado domingo, na Fundação Cupertino de Miranda (FCM), em V. N. Famalicão, a mostra "Do Surrealismo em Portugal", uma versão revista e aumentada da exposição "Surrealismo em Portugal 1934-1952", que esteve patente no Museu do Chiado (MC), em Lisboa, até ao passado dia 23 de Setembro, após ter passado pelo MEIAC [Museu Estremenho e Ibero Americano de Arte Contemporânea] . 

O que estava previsto era uma simples itinerância da exposição do Chiado, comissariada por Maria de Jesus Ávila e Perfecto E. Cuadrado. Mas uma série de peripécias – desde a recusa de Cesariny em que as suas obras coabitassem com as do alegado "fascista" António Pedro, até desentendimentos vários entre Maria Jesus Ávila e o director artístico da FCM, Bernardo Pinto de Almeida – levaram a que a fundação famalicense decidisse promover a sua própria mostra, comissariada apenas por Perfecto Cuadrado. Em causa está não só o alegado "progressivo afastamento do Museu do Chiado (MC), que se saldou pela não comparência de uma das comissárias da mostra, Maria de Jesus Ávila, funcionária daquele Museu lisboeta, apesar do acordo quanto à sua presença estar há muito formalmente garantido" – como se faz notar numa nota lida à imprensa por Bernardo Pinto de Almeida -, mas também a inclusão de obras de António Pedro, artista que Cesariny considera ter sido fascista até 1944 (ver caixa). 

Jesus Ávila responde à letra, afirmando que Cesariny é quem tem uma "atitude fascista" ao condicionar a sua presença na exposição à retirada dos trabalhos realizados por António Pedro antes deste advogar a causa dos Aliados. Pinto de Almeida diz que, a quatro dias da sua inauguração, a mostra foi deixada à responsabilidade da FCM. "A exposição que hoje vos apresentamos, reorganizada pelo nosso amigo e colaborador e também seu comissário desde o início, Perfecto Cuadrado, não será pois a mesma que se viu no MEIAC, em Badajoz, nem no Chiado". O director artístico da FCM acrescenta que "ela aparece reorganizada por nova montagem e pela presença possível de outras obras, também da nossa colecção ou de amigos próximos, que eliminam o que julgámos injustas exclusões de nomes e obras fundamentais do Surrealismo em Portugal". E conclui: "Esta é, pois, a 'nossa' exposição, a possível, com os meios de que dispunhamos, face a uma situação de surpresa que nada fizemos para desencadear".Maria de Jesus Ávila replica que a FCM "confunde a produção de uma exposição e o seu comissariado" e diz que o modo como a FCM lidou com o processo foi "o caos absoluto". 

A responsável pela área plástica da exposição – Perfecto Cuadrado organizou o núcleo literário – sublinha que no passado dia 29 de Outubro enviou, a pedido de Pinto de Almeida, uma carta à FCM onde reforçava a sua disponibilidade para acompanhar a montagem da mostra, fazendo também notar que o preço por esse serviço era de 300 contos, uma verba que, segundo a curadora, o director artístico não podia garantir sem o aval da administração. "Não obtive notícias até quarta-feira – dia em que já deveria estar em Famalicão -, quando foi enviada uma resposta não a mim, mas a Pedro Lapa [director do MC]", afirma a comissária, que garante ter estado sempre contactável. "Houve falta de respeito pelo meu trabalho e decidi não ir ". Recorde-se que a exposição "Surrealismo em Portugal1934-1952" foi co-produzida pelo MEIAC e pelo MC, a partir de um trabalho de pesquisa de Maria de Jesus Ávila. Esta afirma ter sempre contado com uma atitude colaborante de Cesariny e Cruzeiro Seixas, entre outros artistas, e garante que "se tivesse estado em Famalicão, nunca teria permitido que se mudasse o conteúdo da mostra"."Qual é o direito que acolhe à fundação e a Bernardo Pinto de Almeida de alterar o conteúdo de uma exposição?", interroga a comissária, frisando que o problema "não passa apenas pelo atropelamento da noção de autoria, algo gravíssimo em si, mas também pelo facto de esta ser uma outra exposição". 

Relativamente à versão apresentada no MC, a mostra patente na FCM propõe efectivamente uma outra visão do surrealismo em Portugal, saindo dos limites cronológicos da mostra original e incluindo quer trabalhos de artistas considerados antecessores do movimento, como Júlio e Mário Eloy, quer de autores que de alguma forma terão ido beber aos ensinamentos surrealistas: Paula Rego, António Areal, Ana Hatherly, António Quadros, Mário Botas, Raul Perez e Gonçalo Duarte.Pinto de Almeida assume as escolhas de Perfecto E. Cuadrado como suas, referindo-se a esta atitude como uma "posição ética" que cumpre a vontade do surrealismo de "permanecer vivo enquanto utopia". O director artístico da instituição famalicense não recusa a polémica, considerando-a mesmo "saudável e útil, até porque o surrealismo nunca fugiu ao combate". O também responsável pelo Centro de Estudos do Surrealismo considera "completamente arbitrária" a datação da mostra do Chiado, que entende como uma "tentativa obscurantista de encerrar o surrealismo português num espartilho que o diminui e restringe na sua acção".Por seu lado, Pedro Lapa, director do Museu do Chiado, designa como "calúnia" o facto de se afirmar que a presença de Jesus Ávila em Famalicão estava há muito formalmente garantida. "Não houve formalização nenhuma da presença dos comissários na FCM". Na opinião de Maria de Jesus Ávila, "se Bernardo Pinto de Almeida queria outra exposição, então a FCM devia ter documentado, investigado e produzido a sua mostra". Defendendo que "há um rigor histórico que teria de ser salvaguardado", desabafa: "Isto não acontece em parte nenhuma do mundo".

 2 

Negociação com o IPM leva ao encerramento da exposição do surrealismo em Famalicão

Óscar Faria*
28 de Novembro de 2001,
 
Negociações entre o Conselho de Administração da Fundação Cupertino de Miranda (FCM), de Vila Nova de Famalicão, e o Instituto Português de Museus (IPM) levaram anteontem ao final do dia ao encerramento da exposição "Do Surrealismo em Portugal", que deveria ficar patente na instituição até 16 de Dezembro próximo. Este é o desfecho de uma situação polémica, provocada pela alteração dos conteúdos da mostra "Surrealismo em Portugal, 1934-1952", que foi co-produzida pelo Museu do Chiado, de Lisboa, e pelo Museu Estremenho e Ibero Americano de Arte Contemporânea (MEIAC), de Badajoz. Assumida por um dos comissários da exposição, Perfecto E. Cuadrado, com a solidariedade de Bernardo Pinto de Almeida, director artístico da FCM, a revisão consistiu na retirada de alguns trabalhos de António Pedro e a inclusão de obras que rompiam claramente com a datação proposta por Cuadrado e Maria de Jesus Ávila, os autores do projecto original.Segundo Raquel Henriques da Silva, directora do IPM, a decisão quanto ao encerramento da exposição foi tomada em conjunto com a instituição famalicense: "A proposta foi feita pelo Conselho de Administração da fundação, e eu concordei, pois a situação era dificilmente gerível". Na opinião da responsável do IPM, "o que se tinha passado era inaceitável do ponto de vista institucional", referindo-se à alteração da exposição que chegou a Famalicão para uma simples itinerância e viu o seu conteúdo alterado, através da retirada das obras de António Pedro, "com o argumento de que era fascista", e o aumento do período cronológico que abrangia até à contemporaneidade, com obras de artistas como Paula Rego. "A exposição foi corrigida e aumentada e isso foi proclamado publicamente", sublinha.Por seu lado, Pedro Lapa, director do Museu do Chiado, considera que a atitude da FCM é "a mais coerente, a mais digna, a única possível para salvaguardar o bom nome da instituição". Para aquele director, o fecho antecipado da mostra "era a única forma de repor o seu sentido", notando ainda que, se a FCM está interessada numa outra exposição acerca do surrealismo português, deve realizar um trabalho de investigação e apresentar depois a sua visão de uma forma fundamentada. "Em termos pessoais, lamento o incidente; Portugal tem muito a aprender acerca da forma mais correcta, deontológica e legal de funcionar com assuntos museológicos." E termina dizendo: "A exposição segue dentro de momentos em Madrid", onde será inaugurada a 8 de Janeiro, no Círculo de Belas-Artes, "e a FCM já adiantou que emprestava todas as peças da sua colecção para serem apresentadas na capital espanhola". O PÚBLICO tentou contactar a administração da FCM, que remeteu a sua resposta para a próxima semana. Por seu lado, Bernardo Pinto de Almeida refere o facto de a decisão ter sido "tomada a nível superior e, como tal, não tenho de a comentar". E adiciona: "A minha consciência está tranquila". Recorde-se que, em comunicado anterior a este desfecho da polémica, o Museu do Chiado e o MEIAC consideraram as alterações introduzidas na exposição "um ultraje" aos direitos de autor da comissária Maria de Jesus Ávila. Como resposta, Pinto de Almeida reconheceu na altura ter redigido "com precipitação" uma nota de imprensa onde, em nome pessoal, defendeu a exposição apresentada na FCM, "ligeiramente transformada relativamente às primeiras versões por um dos seus comissários, prof. Perfecto Cuadrado". Na origem da retirada das três obras de António Pedro – "Le crachat embelli" (1934), "Refoulement" (1936) e "Dança da Roda" (1936), obras que Maria de Jesus Ávila considera que são o primeiro confronto do público português com o surrealismo – está uma exigência do pintor e poeta Mário Cesariny, que recusou a convivência das suas obras com as do "fascista" António Pedro. *com Emília Monteiro e Isabel Salema
 

Publicada por Alexandre Pomar à(s) 13:00
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas: 2001, Cesariny, Porto, Surrealismo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)
  • Exhibitions, Autores, Edições, História
  • Alexandre Pomar (Academia.edu)
  • Alexandre Pomar (Typepad)

Arquivo do blogue

  • ►  2025 (49)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (17)
    • ►  setembro (12)
    • ►  agosto (16)
    • ►  maio (3)
  • ►  2024 (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  junho (2)
  • ►  2023 (7)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2022 (4)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  2021 (1)
    • ►  novembro (1)
  • ►  2020 (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2018 (22)
    • ►  novembro (11)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (1)
    • ►  janeiro (8)
  • ►  2017 (3)
    • ►  outubro (2)
    • ►  agosto (1)
  • ►  2016 (10)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (3)
    • ►  agosto (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
  • ►  2015 (20)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (6)
    • ►  agosto (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  abril (6)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2014 (59)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (2)
    • ►  maio (6)
    • ►  abril (25)
    • ►  março (19)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2013 (91)
    • ►  dezembro (17)
    • ►  novembro (11)
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (31)
    • ►  junho (5)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2012 (8)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (2)
  • ►  2011 (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2010 (3)
    • ►  novembro (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2009 (5)
    • ►  julho (2)
    • ►  maio (3)
  • ►  2008 (8)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (1)
  • ►  2007 (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  2006 (4)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  2005 (4)
    • ►  agosto (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2004 (1)
    • ►  agosto (1)
  • ►  2003 (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  2002 (4)
    • ►  outubro (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ▼  2001 (14)
    • ►  dezembro (1)
    • ▼  novembro (2)
      • Júlio Resende Porto’2001, Francisco Brennand no Lu...
      • 2001, "Do Surrealismo em Portugal", por Óscar Faria
    • ►  setembro (3)
    • ►  junho (3)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2000 (3)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  1999 (7)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  1998 (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  1997 (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  1996 (1)
    • ►  dezembro (1)
  • ►  1995 (3)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  1994 (4)
    • ►  agosto (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  1993 (12)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  1992 (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  1991 (2)
    • ►  novembro (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  1984 (2)
    • ►  abril (2)
  • ►  1981 (1)
    • ►  maio (1)

Alexandre Pomar

Alexandre Pomar
Lisboa, Portugal
Ver o meu perfil completo
Powered By Blogger

APomar

A carregar...

Visualizações de páginas no último mês

Etiquetas

  • 1934 (4)
  • 1936 (1)
  • 1937 (1)
  • 1938 (4)
  • 1944 (1)
  • 1945 (3)
  • 1946 (1)
  • 1947 (1)
  • 1948 (3)
  • 1951 (4)
  • 1952 (3)
  • 1953 (2)
  • 1954 (2)
  • 1955 (1)
  • 1956 (1)
  • 1957 (1)
  • 1958 (1)
  • 1959 (2)
  • 1973 (1)
  • 1981 (1)
  • 1982 (1)
  • 1983 (2)
  • 1984 (3)
  • 1985 (1)
  • 1987 (1)
  • 1990 (1)
  • 1991 (4)
  • 1992 (4)
  • 1993 (14)
  • 1994 (6)
  • 1995 (6)
  • 1996 (4)
  • 1997 (3)
  • 1998 (5)
  • 1999 (7)
  • 1999. Notas (1)
  • 2000 (5)
  • 2001 (17)
  • 2002 (4)
  • 2003 (5)
  • 2004 (4)
  • 2005 (6)
  • 2006 (4)
  • 2007 (5)
  • 2008 (10)
  • 2009 (5)
  • 2010 (3)
  • 2010 Batarda (1)
  • 2011 (1)
  • 2012 (3)
  • 2013 (42)
  • 2014 (11)
  • 2015 (11)
  • 2016 (7)
  • 2018 (2)
  • 2020 (2)
  • 2021 (2)
  • 2022 (4)
  • 2023 (6)
  • 2024 (5)
  • 2025 (20)
  • 2025 When we see us (1)
  • 25 de Abril (1)
  • 4 fotografos de Moçambique (1)
  • A. Lacerda Nobre (2)
  • Abbas (1)
  • AC (1)
  • Adelino Lyon de Castro (6)
  • Afal (2)
  • Africa (1)
  • África (2)
  • Africa in the Photobook (1)
  • Africa.cont (1)
  • African Photography (3)
  • AGC (1)
  • Agência Geral das Colónias (2)
  • Alexandre Pomar (1)
  • Algarve (1)
  • Alice Neel (5)
  • Almeria (1)
  • Alvão (1)
  • Álvaro Colaço (2)
  • Amazónia (1)
  • Amor Veneris (1)
  • Ana Mata (2)
  • André Kertész (1)
  • Andrea Stultiens (1)
  • Andrew Roth (1)
  • Angela Ferreira (1)
  • Angola (6)
  • Angola 1938 (32)
  • Angola 1938. O Mundo Português (1)
  • Anjos Urbanos (6)
  • António Carrapato (14)
  • António Ferro (2)
  • António Júlio Duarte (2)
  • António Lacerda Nobre (2)
  • António Quadros (2)
  • António Sena (12)
  • Arco (1)
  • arquitectura (1)
  • Arquitectura Popular em Portugal (1)
  • Arquitectura Portuguesa (1)
  • Arquivo Expresso (2)
  • Arquivo Português de Fotografia (2)
  • Arte Fotográfica (1)
  • Arte Periférica (2)
  • Arte Pública (1)
  • Artecapital (1)
  • Artes Indígenas (1)
  • artes modestas (1)
  • Artur Pastor (3)
  • Artur Rodrigues da Fonseca (1)
  • Árvore (2)
  • As Mulheres do Meu País (2)
  • Atelier-Museu (17)
  • Augusto Alves da Silva (8)
  • Augusto Cabrita (2)
  • Aurélio Paz dos Reis (1)
  • Badajoz (1)
  • Balthus (1)
  • Banco de Angola (1)
  • Barreiro (1)
  • Batalha de Sombras (1)
  • Batarda (3)
  • Beaubourg (1)
  • Beaumont Newhall (1)
  • Beirute (1)
  • Belém (1)
  • Benjamim Pereira (1)
  • Benoliel (1)
  • Bertholo (1)
  • Bienal de São Paulo (1)
  • Bienal de Veneza (3)
  • BPA-MVC-VC (1)
  • Brasil (9)
  • Brennand (1)
  • Brito Camacho (1)
  • Bruno Z'graggen (1)
  • Bruxelas (2)
  • Buala (2)
  • CAM (5)
  • Campo de Agramante (1)
  • Carlos Estermann (2)
  • Carlos Gonçalves (1)
  • Carmona (1)
  • Caroline Pagès (1)
  • Casa da Cerca (1)
  • Cascais (2)
  • Castro Soromenho (2)
  • CCB (4)
  • CCB Exposições (4)
  • Central Tejo (1)
  • Centro Cultural Emmerico Nunes (9)
  • Centro de Artes de Sines (4)
  • Centro Intercultura Cidade (5)
  • Centro Português de Fotografia (1)
  • Cesariny (1)
  • Céu Guarda (1)
  • Chagas dos Santos (1)
  • Chiado (1)
  • Christian Bouqueret (1)
  • CIAJG (2)
  • Circa 1968 (2)
  • Col Cachola (1)
  • Colecção CGD (5)
  • Colecção do Estado (1)
  • colonialismo (6)
  • Comandante António José Martins (1)
  • cont (1)
  • Cordoaria (3)
  • CPF (2)
  • Cristina's History (2)
  • Cristobal Hara (1)
  • Crítica (4)
  • Crónica (1)
  • cronologia (1)
  • Culturgest (6)
  • Daniel Arasse (1)
  • Daniel Masclet (2)
  • Dante Vacchi (1)
  • David Infante (5)
  • De Maputo (15)
  • DESIGN (2)
  • DGAC - SEC (1)
  • Diamang (1)
  • Diário de Lisboa (2)
  • Diário de Luanda (2)
  • Doçaria (1)
  • Domingos Alvão (1)
  • Dubai (1)
  • ECP (1)
  • ECP Porto (1)
  • EDP (1)
  • Eduardo Harrington Sena (1)
  • Eduardo Portugal (1)
  • Eleições de 1958 (1)
  • Eli Lotar (1)
  • Elmano Cunha e Costa (12)
  • Emilia Tavares (1)
  • Emília Tavares (2)
  • Empire Exhibition (1)
  • Encontro de Fotografia Antiga (1)
  • Encontros de Braga (2)
  • Encontros de Coimbra (1)
  • Entrevista (2)
  • Enwezor (3)
  • Ericeira (1)
  • Ernesrto de Sousa (1)
  • Ernesto de Sousa (1)
  • erotismo (1)
  • ESBAP (1)
  • Estorick Collection / London. (1)
  • Ether (11)
  • Etnografia angolana (2)
  • Etnologia (4)
  • Eugenia Mussa (1)
  • Europalia (1)
  • Europália 91 (3)
  • Europalia'91 (2)
  • Évora (3)
  • Exposição de 1934 (1)
  • Exposição-Feira (9)
  • Exposições africanas (1)
  • Exposições coloniais (8)
  • Exposições Gerais (1)
  • Expresso (2)
  • Fátima Mendonça (2)
  • Fernando Batalha (1)
  • Fernando Calhau (3)
  • Fernando de Azevedo (1)
  • Fernando Guedes (1)
  • Fernando Lanhas (5)
  • Fernando Lemos (2)
  • Fernando Mouta (2)
  • Filipe Branquinho (5)
  • Firmino Marques da Costa (12)
  • Fontcuberta (1)
  • fotografia (5)
  • Fotografia africana (1)
  • fotografia brasileira (1)
  • Fotografia de Moçambique (1)
  • fotografia portuguesa (11)
  • Fotografia Subjectiva (1)
  • Fotografias (3)
  • Fotógrafo Desconhecido (1)
  • Fotoporto (1)
  • Fototeca do Palácio Foz (1)
  • Francis Bacon (1)
  • François Hebel (1)
  • Frank Thiel (1)
  • FRené Bertholo (1)
  • From Maputo (1)
  • Gal. Pedro Oliveira (1)
  • Galeria 111 (10)
  • Galeria Ana Isabel (1)
  • Galeria Cómicos - Luís Serpa (1)
  • Galeria de Março (1)
  • Geração de 45 (1)
  • Gravura (2)
  • Grémio Português de Fotografia (4)
  • Grupo de Évora (16)
  • Guerra Colonial (1)
  • Guia da Exposição-Feira (1)
  • Guilherme Godinho (4)
  • Guimarães (1)
  • Guiné-Bissau (2)
  • Gulbenkian (4)
  • GUTTUSO (1)
  • Harrington Sena (1)
  • Harry Callahan (1)
  • Helmar Lerski (1)
  • Henrique Galvão (5)
  • Henriques e Silva (1)
  • Hervé di Rosa (1)
  • História (9)
  • Horácio Fernández (1)
  • Hospital do Barreiro (1)
  • IAC (1)
  • Iluminando Vidas (2)
  • Images Portugaises (1)
  • Imprensa (2)
  • Independentes (1)
  • Instituto Moreira Salles (1)
  • Ist Press (1)
  • Jean Clair (1)
  • Joana Vasconcelos Colecção Berardo (1)
  • Joannesburg 1936 (1)
  • João Cutileiro (16)
  • João Fernandes (1)
  • João Francisco (11)
  • João Leal (1)
  • João Pedro Vale (1)
  • João Penalva (1)
  • João Queiroz (1)
  • Joel Stenfeld (1)
  • Jorge Calado (8)
  • Jorge de Brito (1)
  • Jorge Dias (1)
  • Jorge Marçal da Silva (1)
  • Jorge Soares (5)
  • Jornal do Barreiro (2)
  • José Afonso (1)
  • José Cabral (28)
  • José Luís Madeira (2)
  • José M. Rodrigues (23)
  • José Manuel Fernandes (1)
  • José Redinha (5)
  • José Sasportes (1)
  • José Veloso de Castro (2)
  • José-Augusto França (1)
  • Joshua Benoliel (1)
  • Julio Pomar (7)
  • Júlio Pomar (13)
  • Júlio Resende (1)
  • Kameraphoto (1)
  • Karin Monteiro (1)
  • Keil do Amaral (1)
  • Kerry James Marshall (1)
  • Kok Nam (1)
  • Koyo Kouoh (2)
  • L'oeil de la photographie (1)
  • Lagos (1)
  • Lapiz (1)
  • Lartigue (1)
  • Laura Terré (1)
  • Le Point du Jour (1)
  • Lee Friedlander (1)
  • Leiria (2)
  • Lina Bo Bardi (1)
  • Lisboa (3)
  • Lisboa Cidade Triste... (1)
  • LisboaPhoto (4)
  • Londres (1)
  • Lourenço Marques (1)
  • Luanda (3)
  • Lubango (1)
  • Luís Basto (15)
  • Luis Carlos Patraquim (1)
  • Luis Pavão (1)
  • Luisa Ferreira (2)
  • MAAT (2)
  • Madrid (4)
  • Magnum (1)
  • Malangatana (1)
  • Manoel de Oliveira (1)
  • MAP (1)
  • Maputo (10)
  • Margarida Acciaiuoli (1)
  • Maria Condado (1)
  • Maria Lamas (7)
  • Mariano Piçarra (1)
  • Mário Cravo Neto (1)
  • Mário Dionísio (1)
  • Mário Novais (2)
  • Mário Teixeira da Silva (2)
  • Marlene Dumas (1)
  • Martin Parr (2)
  • Mauro Pinto (1)
  • Mauro Pinto. Ocupações (1)
  • MC (2)
  • Mendes Correia (1)
  • Mês da Fotografia / Lisboa (5)
  • Mês da Fotografia. Lisboa (1)
  • Mesas pintadas (1)
  • MET (1)
  • Mikael Levin (2)
  • Mimo-Museu da Imagem em Movimento (2)
  • MIRIAM CAHN (2)
  • MNE (3)
  • Moçambique (13)
  • Módulo (6)
  • Moira Forjaz (12)
  • MoMA (1)
  • Mónica Machado (1)
  • Monitor (1)
  • Monumento (1)
  • Monumentos coloniais (1)
  • Mozambique (1)
  • Muipiti (1)
  • Munique (3)
  • Museu (1)
  • Museu Arpad e Vieira (2)
  • Museu Berardo (1)
  • Museu da Luz (1)
  • Museu de Arte Popular (1)
  • Museu do Chiado (2)
  • Museu do Dundo (2)
  • Museu do Neo-realismo (1)
  • Museu Militar (1)
  • museu santo António (1)
  • Museu Soares dos Reis (1)
  • Museus (3)
  • Nasoni (1)
  • Nathanaelle Herbelin (1)
  • Nazaré (1)
  • Necrologia (1)
  • Neo-realismo (14)
  • Neorrealismos (11)
  • Norton de Matos (2)
  • Novo Banco Photo (1)
  • Nozolino (1)
  • Nuno Alexandre Ferreira (1)
  • Nuno Viegas (2)
  • O Mundo Português (1)
  • Objectiva (8)
  • Obra gráfica (1)
  • Olhares Estrangeiros (1)
  • Olho por Olho (4)
  • Orsay (1)
  • Otto Steinert (1)
  • P4 (5)
  • Página ARTE (1)
  • Paisagem (2)
  • Pancho Guedes (2)
  • Panorama (7)
  • Paris (2)
  • Paris 1931 (1)
  • Paris Noir (1)
  • Paris Photo (1)
  • Parque Eduardo VII (1)
  • Pasage (1)
  • Paula Oudman (1)
  • Paulo Nozolino (2)
  • Pavia (1)
  • PCP (1)
  • Pedro Lapa (2)
  • Pedro Lobo (15)
  • Pequena Galeria (47)
  • Photobook (2)
  • PHotoEspaña (1)
  • Picasso (1)
  • Pickpocket (1)
  • Pickpoket (1)
  • Plano Focal (1)
  • Polémica (1)
  • Politica Cultural (1)
  • política cultural (3)
  • Pompidou (1)
  • Porto (10)
  • Porto 1934 (4)
  • Porto 2001 (5)
  • post editions (1)
  • Postwar (3)
  • Prémio AICA (1)
  • Prémio BES (1)
  • primitivismo (2)
  • Próximo Futuro (1)
  • Público (3)
  • Rangel (4)
  • Realismo (3)
  • Redescobrimento (2)
  • Regards Etrangers (1)
  • Reina Sofia (1)
  • religião popular (1)
  • René Bertholo (6)
  • Revue Noire (2)
  • Ribeira do Tejo (1)
  • Ricardo Canelas (2)
  • Ricardo Rangel (1)
  • Richard Misrach (1)
  • Robert Colescot (1)
  • Rogério (9)
  • Royal Academy (1)
  • Rumor (1)
  • Salamanca (1)
  • Salão 1 / Pequena Galeria (1)
  • Salão 2 (4)
  • Salão de Arte Fotográfica (3)
  • Salões (1)
  • Salões da CUF (2)
  • Samuel Matzig (2)
  • Santana Lopes (2)
  • Sara Maia (1)
  • Sebastião Salgado (1)
  • SEC (5)
  • Secção Colonial (1)
  • Sem Flash (1)
  • Sena da Silva (1)
  • Sérgio Gomes (7)
  • Sérgio Mah (3)
  • Sergio Santimano (2)
  • Serralves (13)
  • Shogi Ueda (1)
  • Sines (8)
  • Sintra (1)
  • SNI (2)
  • Sociedade Propaganda de Portugal (1)
  • Solar dos Jorges (4)
  • Sommer Ribeiro (1)
  • SPN (2)
  • Stieglitz (1)
  • Surrealismo (2)
  • Szeemann (1)
  • Teresa Siza (1)
  • Todolí (1)
  • Torres Vedras (5)
  • Tribuna (1)
  • tropelias (1)
  • vanguarda (1)
  • Vasco Regaleira (2)
  • Vasco Vieira da Costa (4)
  • Veneza (2)
  • Venice (1)
  • Vértice (1)
  • Viagem presidencial (1)
  • Victor Palla (5)
  • Vitor Chagas dos Santos (1)
  • Weegee (1)
  • William Ewing (1)
  • zoos humanos (1)

Subscrever

Mensagens
Atom
Mensagens
Comentários
Atom
Comentários

Translate

Pesquisar neste blogue

Tema Simples. Com tecnologia do Blogger.