domingo, 21 de julho de 2013

Para a história d'A Pequena Galeria no fim da 1ª temporada - 1º capítulo (inauguração)

a partir de 8 de Fevereiro de 2013 - até ao Salão # 1







Fotos A.P.





 Participação no Salão #1com António Júlio Duarte, José Cabral (2), José M. Rodrigues (2) e Mário Cravo Neto







21/3
- a Pequena Galeria abriu ao público na quinta-feira dia 21 de Março com a exposição Salão #1 em que se  apresentam obras de Ágata Xavier, António Almeida, António Júlio Duarte, Augusto Cabrita, Carlos M. Fernandes, Carlos Oliveira Cruz, Céu Guarda, Filipe Casaca, Guilherme Godinho, Jordi Burch, José Cabral, José M. Rodrigues, Mário Cravo Neto, entre outros.
A inauguração decorreu nos dias 21 (18-21h), 22 (18-24h) e 23 (16-21h) de Março. 




14-16?/03 
- Mariano Piçarra oferece o projecto da iluminação da PG, instalada nas vésperas da inauguração

Foto L.T.?

Preparação do Salão 1. Foto Guilherme Godinho
Com José M. Rodrigues





07/03



06/03
- entrada nas instalações
Fotos L.T.



01/03
- contrato de arrendamento firmado em nome da empresa K4 - Solução de Arte, Lda.



23/02
- configurado o mail principal


a Pequena Galeria
Avenida 24 de Julho 4C
1200-480 Lisboa — PORTUGAL
(+351) 218 264 081


(e um site que não entrou em funcionamento www.apequenagaleria.pt)

20/02 
- constituída a equipa fundadora, 2ª reunião

Ágata Xavier*
Alexandre Pomar
Bernardo Trindade
Bernardo Trindade
Carlos M. Fernandes
Carlos Oliveira Cruz
Guilherme Godinho
Luís Trindade
(por ordem alfabética do 1º nome)
* ficando então fechado o grupo dos "galeristas informalmente associados"


19/02
- a PG começou no facebook


Foto L.T.


19/02 
- a Pequena Galeria começou no Café Tati. (Foto João do Tati)
a começar pela esquerda: Luís Trindade, Guilherme Godinho, Bernardo Trindade, Carlos Oliveira Cruz, Alexandre Pomar. Não este presente o Carlos M. Fernandes ainda em Granada. Café Tati, Lisboa, 19 Fevereiro 2013. (A Ágata Xavier estava em fase de convite)
17/02
- proposta do nome "a Pequena Galeria" (A.P.)

15/02
- visita ao local
 foto Luís Trindade (L.T.)

8 de Fevereiro 2013
- 1º contacto mail do Luís Trindade com o desafio para se criar a galeria


Salão Lisboa (reportagem)

foto AP com Guilherme Godinho (17/07)

sexta-feira, 19 de julho de 2013

No Salão Lisboa

A PEQUENA GALERIA, Salão Lisboa (# 2)

18 a 27 de Julho . depois/after por marcação/by appointment

1. KARIN MONTEIRO


cartaz, 1980

Retrato de Mário Viegas, 1980. Solarização, prova única. Impressão da autora. 
Brometo de prata, 39,5 x 29,5 cm

Foto escolhida para o cartaz da peça "Baal", de Brecht, com design de Garizo do Carmo; 
encenação de João Lourenço, prod. Teatro Nacional D. Maria II no Teatro da Trindade, 1980.

2. ANTÓNIO JÚLIO DUARTE

Sem Título (Portugal), 1990
Prova única. Impressão do autor. Brometo de prata, 25 X 25 cm. 
Menção honrosa na 2ª Bienal de Vila Franca de Xira, 1991 (cat.) 
Rep. in "Oriente Ocidente / East West", Lisboa 1995

3. CARLOS GONÇALVES


Straight & round, 02-03-13 & Lisbon Youth, 09-03-13
Registo digital. Impressão em papel algodão Matt Fine Art. 41 x 28 cm  e  26 x 40 cm. Provas 1/5. 

 4. MARIANO PIÇARRA


Lisboa 2006  & Lisboa 2006
Impressão jacto de tinta. 36 x 24 cm. Provas 1/10

5. LUISA FERREIRA



Sem Título, da série "Interiores", 2003 
Sem Título, da série "Interiores", 2004
Impressão jacto de tinta sobre papel de algodão, 23,6 x 30 cm / 20 x 30 cm. Provas 1/15.
(Existem edições de maior formato: 79 x 100 cm e 40 x 60 cm - Tiragem 3 + 2 PA)


E também:
Guilherme Godinho e Francisco Nogueira;
Ágata Xavier e Rui Silva;
Carlos Oliveira Cruz;
Carlos M. Fernandes;
Victor Palla e Manoel J. Florenço
e autores ignorados

Anónimo. Desembarque de militares em Lisboa. 1964.

Anónimo, Rua Nova do Carvalho, Lisboa, 1952

domingo, 14 de julho de 2013

Sines "Grupo de Évora": reportagem (I)

Centro Cultural Emmerico Nunes
 Sala das Índias
5. Vozes de Orgão, 2011.  6. Nossa Senhora de Alcamé, 2010 / 7. Jesus e Madalena, 2011.  8. Sudário, 2011.  9. Santas Relíquias, 2007  /10. Coroa de Espinhos, 2011. 11. Hildegard, 2011/ 12. Cruz nº 73, 2007.  13. Crucifixo Guardado, 2010.   14. Anunciação, 2007.  15. Capela dos Ossos, 2007.  16. Esquartejado, 2011.  

De Maputo, domingo 14 Julho



OS POSTAIS




 Postais de José Cabral: Cabo Delgado, 2002; Mueda, Cabo Delgado, 1998; e Maputo, 2002. Em baixo, Tete 1993 e Xai-Xai, 1992. À direita, de Luís Basto: Rashid, Maputo, 2004. Ed. A Pequena Galeria / A. Pomar, 250 ex.

E TAMBÉM (stock limitado)
Sérgio Santimano, Escola da vida e Cerimónia de Casamento,  Ilha de Ibo, 1997, da série Cabo Delgado. A photographic history of africa.
Em baixo, Kok Nam, sem título, Rio Revué, Manica, 1981.

Edições  http://www.iluminandovidas.org/ (Suíça). Apenas 10 ex. disponíveis (1€)


ÚLTIMO DIA, domingo 14 Julho. 18-20h

David Infante: "123 90 948" (Módulo) em SINES

123 90 948 Série Cortina de Vidro, 2012 (55x55 cm)

123 90 948 de DAVID INFANTE 
apresentado pela(o) MÓDULO em 27 de Outubro / 11 de Dezembro de 2012 


DAVID INFANTE (1982, Angoulème, França), jovem fotógrafo revelado na exposição "À flor da pele", no Centro Português de Fotografia do Porto, em 2007, e, no ano seguinte, no Prémio BES Revelação 2008, expõe uma nova série fotográfica a partir de 27 de Outubro de 2012.  Em 2009, em Lisboa, teve a primeira individual no espaço da Kameraphoto.

No catálogo do Prémio BES, Sérgio B. Gomes refere a dada altura: “.... Sem serem
autofágicas, as fotografias de DAVID INFANTE tendem para a auto-suficiência narrativa,
mas não o isolamento, nem tão-pouco a depuração de sentido. São muitas vezes
labirínticas na forma e no jogo percetivo e muito enredadas no conteúdo. A variedade de
géneros com que Infante trabalha (retrato, auto-retrato, paisagem) serve para ampliar ainda
mais o universo do seu programa fotográfico rumo a uma complexa teia de referências, que
vão desde um espaço pessoal e reconhecível até aos mais abstratos e dispersos contornos
geográficos. Desde a mais íntima expressão do rosto até à sua negação enquanto veículo
privilegiado de contacto de quem olha para quem é olhado.. ....”

A série, que agora mostra, confirma um autor com um percurso pessoal, onde sentimos uma estranheza constante perante as várias situações encenadas que DAVID INFANTE regista a preto e branco e em provas analógicas. A presença dominante do retrato, com ou sem máscara ou a paisagem conduz-nos a outros territórios que vão além da mera fidelidade fotográfica.
DAVID INFANTE designa o portofólio, agora apresentado, pela série numérica 123 90 948.

No texto da folha de sala, o autor refere a dada altura: 

“Em todo o meu trabalho aparece refletida de forma constante “a busca da identidade”. A nossa identidade formaliza-se através de um número identificador que nos acompanha por todo o tempo de vida e nos identifica perante a sociedade.
Da mesma forma que, apesar da vivência das mudanças e das transformações por que passamos, esse número nos acompanha sempre, a “obra” operada por cada um, representa a sua própria identidade em círculos mais restritos, capaz, por si só, de definir o indivíduo muito para além do abstracto que é um conjunto de caracteres, a formar um número.

Ironicamente, do pouco ou nenhum sentido do paralelismo que possa existir nestas formas de identificar a pessoa, nasceu a ideia de dar a este trabalho o título 123 90 948, que por um lado, é uma identificação pessoal e, em simultâneo, passa a ser a marca “emblemática” da obra por mim produzida. Se o tal identificador numérico jamais me abandonará , tenho a certeza que as minhas fotografias me acompanharão sempre, já que são elas a parte mais importante da minha identidade. “.
(press-release)

Cortesia MÓDULO – CENTRO DIFUSOR DE ARTE: CALÇADA DOS MESTRES, 34 A/B . 1070-178 LISBOA . 213 885 770 . 309 845 575   modulo@netcabo.pt
123 90 948 Série Batráquios, 2012 (55x55 cm)
123 90 948 Série Espécie humana, 2012 (55x55 cm)
123 90 948 Série Corpo Subtraído, 2011 (55x55 cm)
123 90 948 Série Cortina de Vidro, 2012 (55x55 cm)